Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 28, 2021

Há 31 anos “Do They Know It’s Christmas?” tornava-se o single mais vendido

BAND AID 1

 

Bob Geldof juntou a Band Aid para combater a fome na Etiópia

Lançar discos alusivos ao Natal sempre foi uma estratégia das editoras e artistas para aproveitarem a “febre” consumista da época natalícia. Mas em 1984, o irlandês Bob Geldof, dos Boomtown Rats, teve motivos bem mais humanitários para aproveitar a onda consumista do Natal, reunindo a Band Aid – um largo conjunto de estrelas Do_They_Know_Its_Christmas_single_cover_-_1984cintilantes da cena pop/rock britânica – para gravarem um single, com a canção “Do They Know It’s Christmas”, com todos os lucros a reverterem para uma campanha de combate à fome na Etiópia. O êxito não podia ter sido maior pois, faz hoje exactamente 31 anos, o single chegava a nº1 do Top Ten britânico, mantendo-se nessa posição durante cinco semanas. “Do They Know It’s Christmas” tornou-se mesmo no mais vendido single de sempre no Reino Unido, com mais de três milhões e meio de cópias vendidas.

Em Outubro de 1984, o vocalista dos Boomtown Rats viu na BBC uma reportagem do jornalista Michael Buerk sobre a tragédia da fome em que estava mergulhado o povo da Etiópia. Impressionado pelas imagens e o relato da reportagem televisiva, Bob Geldof decidiu logo que queria fazer qualquer coisa, que era preciso arranjar dinheiro para ajudar aquela gente. Ligou ao amigo Midge Ure, dos Ultravox, e… os dois, rapidamente, compuseram a canção “Do They Know It’s Christmas”.

BAND AID 3Depois foi só convencer alguns músicos e cantores famosos a juntarem-se benevolamente para gravarem a canção, dando o seu contributo para a causa. E assim foi: no dia 25 de Novembro de 1984, alguns dos melhores músicos da cena pop/rock britânica entravam nos Estúdios SARM, em Londres, para gravarem o single, que teria um estrondoso êxito, mantendo até hoje o recorde de vendas. Duran Duran, Spandau Ballet, Paul Young, Culture Club, George Michael, Sting, Bono, Phil Collins, Paul Weller, Francis Rossi e Rick Parfitt dos Status Quo e Bananarama foram os artistas e bandas que participaram na gravação do disco, que seria colocado à venda apenas quatro dias depois! A face B do vinyl de 45 rpm é preenchida por uma versão mais longa da canção, que inclui mensagens de outras “pop stars” que não participaram na gravação, mas apoiaram o projecto, casos de Paul McCartney e David Bowie, entre outros. (ver vídeo).

BobGeldofA ideia de Bob Geldof iria crescer enormemente. Depois do sucesso discográfico do Natal de há 31 anos, o cantor começou a pôr de pé um projecto enorme, global, que consistia em fazer mega-concertos no mesmo dia em Londres, Filadélfia, Sidney, Moscovo e Tóquio, tudo para ajudar o povo faminto da Etiópia. E a 13 de Julho de 1985 aconteceu esse “mágico” dia, com as televisões de todo o mundo a transmitem os diversos concertos, onde participou a nata da música pop/rock mundial. Os lucros foram imensos e, depois Bob Geldof dedicou-se exclusivamente à causa, assegurando que o dinheiro era transformado em comida e que esta era efectivamente distribuída às populações famintas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -