Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 22, 2024

Há 48 anos Georgie Fame chegava ao topo com “The Ballad Of Bonnie and Clyde”

Georgie Fame

 

Este foi o terceiro e último grande sucesso do músico inglês

Georgie FameNos frenéticos anos 60 da “Swinging London”, algumas bandas apareceram, tiveram êxito, mas rapidamente também se eclipsaram; também a alguns cantores aconteceu o mesmo. Está neste caso, Georgie Fame, um talentoso cantor e pianista que teve três singles em primeiro lugar no Top Ten britânico —  “Yeh, Yeh” (1964), “Get Away” (1966) e “The Ballad of Bonnie and Clyde” em 1968.

Pois bem, faz precisamente 48 anos que a canção  que Georgie Fame dedicou ao mais famoso e mítico casal da História do Crime chegou ao top do top inglês. Esta excelente canção — que ainda hoje mantém todo o seu “charme”, tanto pela melodia como pelas palavras que contam a história sangrenta, mas apaixonada, do casal Clyde Barrow e Bonnie Parker, mortos pelos FBI em 1934, depois de uma série assaltos –, seria mesmo o último grande sucesso de Georgie Fame e da sua banda – The Blue Flames. Uma balada inspirada sobre uma história de amor, que termina com os sons de um tiroteio (ver vídeo). Famosa ficou também a sua colaboração em dueto com outro grande pianista e cantor inglês, Alan Price (ex-The Animals), que daria um grande hit em 1970, com a canção“Rosetta”.

Georgie FameNascido com o nome de Clive Powell, em Leigh, a 26 de Junho de 1943, Georgie Fame casou em 1972 com a Marquesa Lady Nicolette Londonderry, que faleceu em 1993 ao atirar-se da Ponte Suspensa de Clifton. Um suicídio que terá abalado fortemente o autor/cantor inglês, que considerou ter sido “muito feliz”ao lado da esposa.

Actualmente, embora ande longe das luzes da ribalta, Georgie Fame, aos 72 anos, mantém-se em actividade como músico, sobretudo na suas colaborações como teclista na banda de Van Morrison e também nos discos a solo do ex-Rolling Stones, Bill Wyman. Mas Georgie Fame continua também a dar concertos em nome próprio, principalmente em clubes de jazz e de rhythm & blues.

 

https://www.youtube.com/watch?v=SKNgGW841AE

 

Outros Artigos de Américo Sarmento Mascarenhas

 

 

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -