Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Homenagem aos 101 anos de nascimento de João Goulart

Dia 1 de março de 2020, completaram-se 101 anos do nascimento do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Desde o início da década de 1950 a direita movia um feroz campanha contra ele. Era o que que o jornal Última Hora chamou de “sindicato da mentira”.

Começou quando Goulart assumiu a presidência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e se intensificou quando ele se tornou ministro do do Trabalho, Indústria e Comércio do governo do presidente Getúlio Vargas.

A direita não aceitou seu estilo decidido à frente do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a crise explodiu quando ele propôs o reajuste de cem por cento no salário mínimo.

Aquele gaúcho de São Borja (RS), nascido em 1º de março de 1919, que desde criança recebeu o apelido de Jango, muito usual em seu estado natal, Rio Grande do Sul, serviu de alvo para os que se opunham ao então presidente da República, Getúlio Vargas, seu conterrâneo de cidade.

No seu centenário, fez-se um “Especial”, um breve perfil da sua trajetória.

 

 

 


por Osvaldo Bertolino, Jornalista e historiador  |  Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -