Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões

Decorreu de 27 e 30 de Maio a segunda edição do Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, na Universidade Lusófona, em Lisboa

Esta iniciativa da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias produziu um “congresso muito participado, com presença entusiasmada de centenas de delegados, especialmente oriundos da península ibérica e massivamente do continente americano”.

Genericamente, o tema deste segundo congresso foi História, Memórias, Narrativas – rupturas, violências, fundamentalismos e revoluções, sendo, unanimemente reconhecido pela sua atualidade e importância pelos envolvidos.

Além das intervenções em dezenas de seminários temáticos, o programa geral do congresso ofereceu realizações culturais – peças de teatro, no Nacional de D-Maria II e no Meridional -, debates sob temas como audiovisuais (série em estreia) e humor e religião, e ainda um jantar que encerrou os trabalhos servido no Refeitório da Comunidade Hindu, no Templo Radha Krishna.

Destaque ainda para duas apresentações tidas como fundamentais: o Roteiro para o Diálogo Inter-religioso e Cultural, e a apresentação do Guia didático de tradições presentes em Portugal.

Mais informação em II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões | História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções
Observatório para a Liberdade Religiosa | Por opção do autor, este artigo respeita o AO90

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -