Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Imigrantes manifestam-se em Lisboa

manifestacao-27-out

Contra as políticas que violam os direitos humanos, várias dezenas de associações de imigrantes convocaram para este Domingo, dia 13 de Novembro, uma concentração frente ao Centro Comercial da Mouraria, no Martim Moniz, em Lisboa.

Sob o lema, “Direitos Iguais e Documentos Para Todos”, o protesto organizado pela Solidariedade Imigrante reivindica a alteração da lei, para que os imigrantes que descontam para a Segurança Social e pagam impostos se possam legalizar.

Como explica ao Jornal Tornado Timóteo Macedo, presidente da associação Solidariedade Imigrante, as políticas que violam a dignidade dos imigrantes não podem calar a voz às cerca de 30 mil pessoas sem autorização de residência, mas que estão a trabalhar em Portugal.

Vidas suspensas

O dirigente denuncia ainda as vidas suspensas e a grave situação “dos e das imigrantes que connosco vivem e trabalham, nomeadamente o fecho progressivo da legalização, o acumular da burocracia, o tempo intolerável de espera e o bloqueio no acesso aos serviços públicos, nomeadamente à saúde, à segurança social e à educação”.

Recorde-se que já em Outubro, dezenas de pessoas concentraram-se frente ao parlamento para pedir a legalização, no mesmo dia em que a Assembleia da República discutia dois projetos de lei, do PCP e do BE, de revisão da lei da imigração.

Enquadrada na 10ª edição do Festival ImigrArte, a manifestação marcada para as 14 horas segue para o Ateneu Comercial de Lisboa. Ao todo, mais de 40 associações ligadas à defesa dos direitos do imigrante juntam-se à organização do manifesto. Entre elas, o GTO – Grupo de Teatro do Oprimido; SOS Racismo, CBL – Casa do Brasil de Lisboa; Olho Vivo – Associação para a Defesa do Ambiente, Património e Direitos Humanos e ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -