Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

INE estima que défice de 2015 tenha ficado nos 4,4%

Instituto_Nacional_de_Estatística_8886Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) o défice orçamental em 2015 foi maior do que o previsto, representando 4,4% do PIB, devido ao efeito negativo da resolução do Banif. Caso tal não tivesse acontecido, o défice ficaria nos 3%, valor que permitiria a Portugal a saída do Procedimento por Défice Excessivo.

De acordo com os dados do INE, só este aumento das necessidades financeiras para resolver o caso Banif representou 1,4% do PIB, mais do que o estimado, que apontava para os 1,2% do PIB.

Contudo, esta é ainda uma estimativa provisória já que o INE garante não ter ainda recebido toda a informação necessária por parte do Ministério das Finanças que, por seu lado, assegura já ter enviado todo o material necessário para os cálculos.

Por tudo isto, o INE acabou por adiar o envio a Bruxelas da primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, que estava prevista para esta Quinta-Feira.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -