Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Maio 30, 2024

Infanta Isabel Clara Eugénia, Juan Pantoja de la Cruz

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Infanta Isabel Clara Eugénia”, de Juan Pantoja de la Cruz. Pantoja de la Cruz foi um pintor espanhol, um dos melhores representantes da escola espanhola do Renascimento.Governadora dos Países Baixos sob a autoridade de Filipe II de Espanha, seu pai. O pintor apresenta-a como uma soberana autêntica, tais são as vestes sumptuosas que ornam a importante personagem. O leque, elemento oriental, é um símbolo de realeza da época e todo o luxo das jóias superiormente desenhadas, são uma característica vincada da poderosa personalidade.

Pintura do Maneirismo espanhol, grande e exuberante decoração da proposta. A sua gola do vestido é arrebatadora, de um trabalho minucioso encantatório, tanto mais que procura consolidar, no realce do olhar do observador, o rosto branco da infanta.

Informação adicional

Artista: Juan Pantoja de la Cruz 
Dimensões: 124,8 x 97,6 cm
Local: Maxvorstadt, Alemanha (Instituição de origem: Colecções de Pinturas do Estado da Bavária)
Material: Óleo sobre tela
Criação: 1599

Juan Pantoja de La Cruz 1553-1608

Nasceu em Valladolid, no ano 1553, foi aluno de Alonso Sánchez Coello.

Juan Pantoja da Cruz foi um pintor espanhol maneirista que se especializou na pintura de retratos da corte real. As suas pinturas são consideradas alguns dos melhores exemplos da altura do período maneirista.

Representou a família real e os membros da aristocracia, mostrando especial interesse em descrever as técnicas detalhadas e precisas das personagens. Também pintou temas religiosos.

O Museu do Prado contém belos exemplos de seu estilo.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -