Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Intergrupo do PE exige libertação imediata dos activistas saharauís

Apela, ainda, a todos os estados membros que actuem junto de Marrocos, exigindo a libertação destes activistas saharauís de Direitos Humanos.

Pela sua importância, optamos por transcrevê-lo na íntegra.

“Intergrupo Sahara Ocidental
Comunicado de imprensa
Bruxelas, 30 de Janeiro de 2017

O Intergrupo Sahara Ocidental apela à UE para condenar o julgamento em curso de 24 activistas saharauis que foram presos após o acampamento de protesto pacífico de Gdeim Izik em 2010.

Os prisioneiros começaram por ser julgados em um tribunal civil em Rabat. Os prisioneiros já haviam sido julgados num tribunal militar, descrito pela Amnistia Internacional como “uma espantosa aberração da justiça”. Eles estão presos continuamente desde 2010, muitas vezes em condições desumanas, com base em provas obtidas sob tortura.

O fato de que esses activistas estiveram presos, sem julgamento justo desde 2010, é uma flagrante violação dos seus direitos humanos básicos. Exortamos os Estados-Membros da UE a exigirem de Marrocos a libertação imediata destes defensores dos direitos humanos e condenem claramente o facto de Marrocos recorrer à tortura e aos tribunais militares para os civis.

Os abusos sistemáticos dos direitos humanos contra o povo saharaui, sob a brutal ocupação de Marrocos, não podem continuar a ser ignorados pela UE e pela sua instituição, principalmente pelo PE, que afirma defender os direitos humanos e as liberdades.”

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -