Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Jimmy Page e Robert Plant acusados de plágio

page e plant

Há muitos anos já o mundo da música tinha ouvido as acusações do guitarrista Randy California, que garantia que o famoso tema dos Led Zeppelin Stairway To Heaven era um plágio de um tema instrumental (Taurus) composto por si e interpretado pela sua banda, Spirit.

Taurus foi editado em 1967, enquanto Stairway To Heaven fez parte do IV álbum dos Led Zeppelin, editado em 1971.

O guitarrista Randy California, que morreu em 1997, garantia que o plágio ocorreu porque as duas bandas, Spirit e Led Zeppelin, fizeram digressões juntas em 1968 e 1969 e será aí que os “Zeppelin” se terão cruzado com a melodia de “Taurus”.

SPIRIT LPEntão confrontado com estas alegações de Randy California, Jimmy Page considerou-as “rídiculas” enquanto garantia mesmo que nunca tinha ouvido o tema Taurus até ser confrontado com estas acusações. Mas Randy California garantia mesmo que tinha “ensinado os acordes a Jimmy Page a pedido dele”.

Embora Randy California tenha falecido em 1997, as suas acusações de plágio contra os autores de Stairway To Heaven vão mesmo chegar à barra do Tribunal por acção do advogado Michael Skidmore, que representa os herdeiros de Randy California.

Um juiz norte-americano decidiu que Jimmy Page e Robert Plant devem enfrentar um Tribunal de Júri, que irá decidir sobre a hipótese de “partes da canção Stairway to Heaven terem sido copiadas” do tema dos Spirit, o que deverá acontecer já no próximo dia 10 de Maio no Tribunal da Central District da California.

stairwayUma decisão difícil do juiz, pois como alega a defesa de Page e Plant, no mundo da música a produção é tanta e, por vezes tão parecida, que é muito possível que sonoridades (quase) iguais se cruzem, sem que isso seja intencional, sem plágio.

Note-se que a decisão do juiz é fundamentada nos acordes iniciais dos dois temas, que tornaram Stairway To Heaven num dos mais emblemáticos temas da História do Rock. Na verdade, como podemos facilmente ouvir (ver vídeos) os tais “determinantes” (como alega a acusação) acordes da guitarra de Jimmy Page são muito, mas mesmo muito, parecidos com os de Randy California. Mas o resto da canção é outra história, até porque Taurus é apenas instrumental.

Este processo movido há dois anos pelos herdeiros de Randy California vai trazer de novo à baila uma velha história do rock, em que Randy California alegava que era o autor de Taurus e por isso queria que os Led Zeppelin reconhecessem tal facto. Numa entrevista em 1991, Randy California disse mesmo que “até não me importo que eles usem o início de Taurus, sem processos em Tribunal”.

Contudo, anos depois da sua morte, os herdeiros do mítico guitarrista Randy California querem também comer do grande bolo de Stairway To Heaven.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -