Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 22, 2024

Joint List, ou a Lista Conjunta

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

a aliança eleitoral de partidos árabes em Israel

Cidadãos árabes de Israel, ou israelo-árabes, são, como o nome indica, cidadãos israelitas árabes. Muitos cidadãos árabes de Israel consideram-se palestinianos.

A população árabe em 2019 foi estimada em 1.890.000, representando 20,95% da população do país. Segundo o gabinete Central de Estatística de Israel (dados de maio de 2003), muçulmanos, incluindo beduínos, representavam 82% de toda a população árabe em Israel, juntamente com cerca de 9% de drusos e 9% de cristãos. Os israelo-árabes tal como os Palestinianos falam o árabe levantino corrente na faixa costeira oriental do Mar Levante, que inclui partes do Líbano, Jordânia, Síria, Palestina e Israel.

A população muçulmana é predominantemente jovem: 42% dos muçulmanos têm menos de 15 anos. A idade média dos israelitas muçulmanos é 18 anos, enquanto a idade média dos israelitas judeus é 30.

Mapa da População árabe em Israel

Em Israel há ainda 110.000 beduínos que vivem no Negev, 50.000 na Galileia e 10.000 na região central de Israel. Antes do estabelecimento de Israel em 1948, havia entre 65 a 90.000 beduínos habitantes do Negev. Os 11.000 sobreviventes à ocupação foram realojados pelo governo israelita nas décadas de 1950 e 1960 numa zona do nordeste do Negev, que faz parte dos 10% do deserto do Negev. O governo israelita construiu sete cidades para os beduínos entre 1979 e 1982. Cerca de metade da população de beduínos vive nessas cidades, a maior delas é a cidade de Rahat, outras sendo Ar’arat an-Naqab (Ar’ara BaNegev), Bir Hadaj, Hura, Kuseife, Lakiya, Shaqib al-Salam (Segev Shalom) e Tel as-Sabi (Tel Sheva). Aproximadamente 40 a 50% dos cidadãos beduínos de Israel vivem em 39 a 45 aldeias não reconhecidas que não têm nem rede elétrica nem rede de água.

A maioria dos drusos israelitas vive no norte do país e é uma comunidade separada pelos árabes. Os drusos da Galileia e os drusos da região de Haifa receberam automaticamente a cidadania israelita em 1948. Desde essa época os drusos demonstram solidariedade com Israel e não se envolvem com as reivindicações árabes e islâmicas. Cidadãos drusos servem nas Forças de Defesa de Israel .Depois que Israel capturou as Colinas de Golã da Síria em 1967 e que anexou a Israel em 1981, os drusos das Colinas de Golã foi-lhes oferecida cidadania israelita. Mas a maioria recusou-a e mantém a cidadania e identidade síria e são tratados como residentes permanentes de Israel.

Os árabes cristãos representam cerca de 9% da população árabe em Israel.

Nos últimos dias, em período pré eleitoral, tem havido crescentes pedidos, de que os árabes votem em massa como a melhor resposta para todos aqueles que os tratam como cidadãos de segunda categoria.

Uma forte corrente política e todos aqueles que advogam o aumento da representação do Knesset árabe parecem uma via correta. Não existem muitas outras opções para a população árabe de Israel. Votar nas eleições gerais com o objetivo de influenciar a cena política nacional de Israel é a tática certa. Até agora, a comunidade árabe nunca explorou ao máximo seu potencial eleitoral e, até que isso aconteça, a importância da sua influência continuará sendo motivo de discórdia.

Mas, por outro lado, a realidade mostra que os 13 membros do Knesset da Lista Conjunta, a aliança de partidos de maioria árabe, não impediram a aprovação da lei do estado-nação, nem impediram a aprovação da lei de Kaminetz (que intensifica a aplicação de violações de construção) e é dirigido principalmente aos árabes.

Esses 13 parlamentares estavam lá quando o “Negócio do Século” foi apresentado por Jared Kushner, genro do presidente Trump, incluindo o negócio a ideia peregrina que pedia ou previa uma troca de terras que poderiam colocar 300.000 cidadãos árabes de Israel sob a jurisdição da Autoridade Palestina. Como resultado, aqueles que defendem um boicote à eleição e aqueles que são meramente apáticos e não veem razão para votar, têm motivos para argumentar que a influência dos membros da Liga Árabe no Knesset é muito limitada ou apática e assim continuará mesmo que haja um aumento do numero dos seus representantes através de eleições.

Mas aumentar a representação árabe para 15 assentos, ou mesmo mais, poderia realmente trazer uma mudança e ditar um novo paradigma que nem Benny Gantz, nem Benjamin Netanyahu poderiam ignorar. Na prática, essa mudança já está ocorrendo, nos meios de comunicação social. Nunca anteriormente os membros do Arab Knesset tiveram tantas referências nos meios de comunicação israelitas.

Ayman Odeh e Ahmad Tibi, da lista conjunta, transmitem as suas mensagens em rádios e televisões para onde são convidados, e não há dia sem ouvir ou ver uma entrevista com um membro árabe do parlamento. Eles estão na ribalta e isso diz muito no Israel de 2020.

Antecedentes: 2018

A Lista Conjunta enfrentou uma crise de confiança dos eleitores em relação à lei estadual que tinha sido aprovada naquela época,e que os seus eleitores viram como uma ferramenta para atirar os israelitas árabes para cidadãos de segunda classe.

Antecedentes: 1990

MK Dov Khenin ,agora com 62 anos, membro da Lista Conjunta desde 2012, um dos legisladores mais ativos de Israel, disse em janeiro de 2019, que lamentava não ter mobilizado muitos israelitas que desejavam fazer as pazes com os palestinianos e defender a democracia de Israel das violações feitas pelo governo de Benjamin Netanyahu.

“Consegui aprovar leis, mas não consegui mudar a direção do país. Os ataques à democracia não diminuíram ”, disse Khenin ao Haaretz em janeiro de 2019 altura em que anunciou que não participaria das eleições gerais de 9 de abril após 12 anos de exercício do cargo.

Dov Boris Khenin é um cientista político israelelita, advogado e ex-membro do Knesset na Lista Conjunta. Foi membro do comité central do Maki, o Partido Comunista Israelita. É ativista para a igualdade sócio económica e ambientalista. Numa entrevista em 2009 disse:”O comunismo, para mim, é uma forma de horizonte: é um tipo diferente de sociedade, um tipo diferente de divisão entre pessoas. O capitalismo quer estabelecer a regra do lucro sobre tudo na vida: economia, educação, saúde. Socialismo significa o oposto: tentar libertar todos esses domínios da regra do lucro. O socialismo que aspiro significa libertar a política do grande capital e expandir a democracia para abranger todas as esferas da vida

Toda a existência de partidos árabes desde o partido árabe-judeu “Mapai”, também conhecido como Hadash, através do partido “Casa Muçulmana” chamado Ra’am e o partido “Palestine Beiteinu” que ou Balad, servem como uma folha de figueira que cobre a nudez da chamada democracia de Israel.

Os eleitores em potencial são chamados agora a responder ao grito de guerra de Netanyahu.

Representantes de partidos árabes que se sentavam na oposição do Knesset tiveram seu auge apenas uma vez, quando deram a chamada maioria de bloqueio ao segundo governo de Yitzhak Rabin contra a direita na década de 1990.

Antecedentes: Eleições de 2 de março de 2020

Relata agora o Jornal Haaretz que, desde que conseguiu votar, Ofek Ravid, um professor de história de 28 anos, votou no Partido Trabalhista ou Meretz, os dois partidos afiliados à esquerda judaica em Israel. Nas eleições de abril de 2019, ele votou em Meretz e, na corrida de repetição de setembro, votou na recém-incorporada lista Labor-Gesher que se concentrava principalmente em questões de bem-estar social e direito do trabalho. Nos dois casos, diz Ofek Ravid, morador do Kibutz Glil Yam, no centro de Israel, votou por considerações estratégicas, e não ideológicas: ele queria ter certeza de que esses partidos, cada um dos quais parecia estar em extinção, defendessem os seus direitos e aspirações.

Em 2 de março, data da terceira eleição geral de Israel em menos de um ano, Ravid planeia votar na Lista Conjunta. A aliança eleitoral de quatro partidos predominantemente árabes conquistou 13 (de um total de 120) assentos do Knesset em setembro. “Os árabes são uma minoria reprimida em Israel, e eu quero que haja uma voz que os represente”, diz Ravid ao Haaretz. “Ao mesmo tempo, eu poderia contar com o Meretz para desempenhar esse papel, mas não acredito mais nisso.”

Com medo de que um ou ambos os partidos não cruzassem o limite nas eleições de 2 de março, Labor-Gesher e Meret anunciaram sua própria aliança eleitoral no mês passado. A lista combinada, lamenta Ravid, “não está preocupada com as coisas que realmente importam para mim”. Encontrar uma solução para o longo conflito israelense-palestiniano, ele observa, é um excelente exemplo”.

“Quero dizer, basta olhar para sua resposta ambivalente ao chamado plano de paz de Trump e suas respostas aos confrontos em Gaza”, observa Ravid.

“A Lista Conjunta tem uma voz muito mais clara sobre esses assuntos.”

Omri Yavin, roteirista e dramaturgo de Tel Aviv, em 2 de março, também votará na Lista Conjunta. “Talvez a salvação venha deles”, ele diz melancolicamente. “No Labour e Meretz, não há mais nenhum líder de verdade.

O Presidente da lista conjunta, Ayman Odeh, por outro lado, mostrou qualidades reais de liderança, e acredito que ele é o único político hoje com as habilidades necessárias para liderar um bloco social-democrata dedicado à sociedade compartilhada e à coexistência. ”

Yavin não tem ilusões de que isso acontecerá da noite para o dia. “Mas pelo menos com a lista conjunta, há esperança para algo novo”, diz ele.

Como resultado, aqueles que defendem um boicote à eleição e aqueles que são meramente apáticos e não vêm razão para votar têm motivos para argumentar que a influência dos membros do Arab Knesset é muito limitada em qualquer caso e continuará sendo assim mesmo se existem mais deles.

Mas aumentar a representação árabe para 15 assentos ou mesmo além disso poderia realmente trazer uma mudança e ditar uma nova realidade que nem Benny Gantz, de Kahol Lavan, nem o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu poderiam ignorar. Na prática, essa mudança já está ocorrendo, pelo menos na média. Quando foi que alguma vez no passado, os membros do Arab Knesset receberam tanta atenção de jornais, rádios e televisões israelitas?


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -