Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

La Belle Ferroniére, Leonardo da Vinci

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“La Belle Ferroniére”, de Leonardo da Vinci (uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento).Esta posição a três quartos era uma “obrigatoriedade” para os retratos de gente importante do século XVI, o que é o caso. A afirmação é devido à excelência da confecção do lindo vestido e dos tecidos ricos que configuram uma mulher de superior estatuto social, especulando-se com a identidade de Lucrezia Crivelli, que foi amante de Ludovico, o Mouro.

O que determina o nome da pintura é aquela fita muito fina que ostentava uma jóia na testa, que as damas mais salientes da esfera hierárquica da sociedade, colocavam para prender o cabelo: “ferroniére”. É uma bela mulher com um olhar incisivo, determinado, num rosto belo e de grande elegância contagiante. O “diálogo” da luz e da sombra ajuda a realçar, na minha opinião, um dos mais notáveis trabalhos do mestre.

Informação adicional

Artista: Leonardo da Vinci
Dimensões: 62 cm x 44 cm
Local: Museu do Louvre, Paris
Material: Tinta a óleo
Criação: 1490
Período: Alta Renascença

Leonardo da Vinci  1452-1519

Nasceu em Anchiano, pequena aldeia toscana perto de Vinci. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza, em Milão.

Leonardo da Vinci era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. No entanto, foi também escultor, arquitecto, matemático, urbanista, físico, astrónomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor italiano.

Leonardo da Vinci é considerado por muitos como o maior génio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, e pela sua engenhosidade e criatividade.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -