Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Maio 30, 2024

Livro, Cachimbo e Copo, Juan Gris

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Livro, Cachimbo e Copo”, de Juan Gris. Foi denominado o mais dogmático intérprete do Cubismo.Pacificamente denominado o mais dogmático intérprete do Cubismo, que levará às últimas consequências através do cubismo sintético (ou cubismo de imagens). Fê-lo através de colagem de letras, palavras, números, metal, recortes, tudo o que pudesse inferir efeitos de plasticidade que permitisse sugerir ao observador sensações de volume táctil.

No final da sua vida, que terminará abruptamente aos 40 anos, este revolucionário incontornável da pintura moderna contemporânea, faz um retorno à ordem, acabada que estava a I guerra mundial, e vai ligar-se à criação de guarda-roupa e cenários para os famosos Ballets Russes.

Informação adicional

Título: Book, Pipe and Glasses
Artista: Juan Gris
Dimensões: 73 cm x 91,5 cm
Material: Tinta a óleo 
Criação: 1915


Nota de edição

Juan Gris
1887-1927

Juan Gris, pseudónimo de Juan José Victoriano González, foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhóis. Apesar de ter falecido jovem, Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético.

Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época.

No ano de 1906, mudou-se para Paris, a “cidade-luz”, centro mundial das artes. Ali conhece artistas como Guillaume Apollinaire, André Salmon, Max Jacob e, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque.

Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo. Celebrou também, a sua primeira exposição individual, realizada na Galeria Sagot.

Continuou a expor o darloscentrismo de arte, até 1927, ano em que faleceu, com 40 anos de idade.

Fonte: Wikipédia
Retrato de Juan Gris por Amedeo Modigliani


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -