Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Lopito Feijóo quer resgate do prestígio dos escritores angolanos

O escritor angolano Lopito Feijóo afirmou, nesta quinta-feira, em Luanda, que a nova direcção da União dos Escritores Angolanos (UEA), recentemente eleita, deve prestar maior atenção a política de promoção do livro, tendo em conta o resgate do prestígio dos seus membros.

Em declarações à Angop, no Aeroporto de Luanda, quando regressava de Lisboa (Portugal), onde lançou a obra “Experimentais Poépicos”, afirmou ser necessário a valorização das obras dos seus associados, com a finalidade de reconhecer o papel da literatura no processo de desenvolvimento da sociedade.

Depois de pabenizar o novo secretário-geral da UEA, David Capelenguela, eleito sábado último, sublinhou que o uso de critérios rigorosos na admissão de novos membros deve constituir também uma  das prioridades da nova direcção.

Na  mesma  perspectiva, Lopito Feijó solicitou maior atenção aos novos movimentos literários, composto por jovens, cuja finalidade é dar sequência ao  papel desempenhado pela Brigada Jovem de Literatura Angolana (BJLA).

A brigada já cumpriu com o seu papel num determinado momento histórico do processo literário angolano, já tem quase 40 anos e já deu os seus frutos, agora é a vez de outros movimentos literários darem o seu contributo”.

O escritor  aproveitou a oportunidade para anunciar a  apresentação hoje (quinta-feira), em Luanda, da sua nova obra literária “Experimentais Poépicos”, no Centro Cultural Português – Instituto Camões.

João André da Silva Feijó, de seu nome completo, natural de Malanje, licenciado em Direito, co-fundador da BJLA é membro da UEA é escritor, ensaísta e crítico.

Tem no mercado mais de uma dezena de obras literárias, dentre elas: “Doutrina”, “Me ditando”, “Rosa Cor-de-Rosa”, “Cartas de Amor”, “Marcas Da Guerra”, “Andarilho e Doutrinário”, “Imprescindível Doutrina Contra” e “Desejos de Aminata”.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -