Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Lou Reed faria hoje 73 anos

lou reed

Músico faleceu a 27 de Outubro de 2013

lou reed berlin LPLou Reed é uma das personalidades mais importantes da música dos últimos 50 anos. Guitarrista, cantor e escritor de canções, Lewis Allan Reed nasceu a 2 de Março de 1942, faz hoje precisamente 73 anos. Mas Lou Reed faleceu a 27 de Outubro de 2013 em Nova Iorque.

Membro da mítica banda nova-iorquina The Velvet Underground nos anos 60, Lou Reed era um empenhado artista, frequentador do grupo da “Factory”, o estúdio do famoso artista nova-iorquino Andy Warhol.

Mergulhada num mundo de arte “avant-gardista”, a banda editou discos que foram então um “flop” de vendas, mas The Velvet Underground tornou-se num verdadeiro grupo de culto, que iria vender milhões de discos ao longo das décadas seguintes. Ainda hoje o notável álbum “The Velvet Underground & Nico”, de 1967, com a famosa banana de Andy Warhol na capa, é um disco que se vende bem.

Mas em 1972, desiludido com o pouco sucesso da banda, Lou Reed decidiu dar o salto para uma carreira a solo. E em termos de reconhecimento público o salto foi bem alto e certeiro. No mesmo ano de 1972 lançou dois grandes discos – “Lou Reed” e “Transformer”.

Do segundo álbum foi extraído um single com a canção “Walk On the Wild Side”, que teria um grande sucesso a nível mundial, embora nos Estados Unidos não ultrapassasse a 16ª posição, enquanto no Reino Unido se quedou pelo 10º lugar no TopTen.

lou reed 3O terceiro álbum a solo de Lou Reed – “Berlin” – é uma verdadeira obra-prima, construído à volta da intimidade , do dia-a-dia do autor no seu “auto-exílio” de Berlim, com canções intimistas, onde até cabem conversas entre pessoas ou simples sons do quotidiano. Um grande (enorme) disco de Lou Reed que, contudo, é dos menos conhecidos do artista.

Ao todo, Lou Reed lançou 22 álbuns, com o último, de 2011, “Lulu” a ser gravado com os Metallica, numa improvável colaboração entre Reed e a famosa banda de heavy-metal. Dos últimos discos de Lou Reed saliente-se o excelente “Ecstasy”, editado no ano 2000.

Lou Reed foi também actor, participando em vários filmes. Mas para além da música, a grande paixão de Lou Reed era a fotografia.

Ao longo dos anos mostrou os seus trabalhos fotográficos em várias exposições internacionais, o que também aconteceu em Portugal em 2010 no Estoril Film Festival, onde o músico esteve presente com a sua companheira, a artista Laurie Anderson.

lou reed 2Como músico Lou Reed actuou várias vezes em Portugal. Famoso, ficou um concerto cancelado no Pavilhão Infante Sagres no Porto, porque Lou Reed tinha passado a noite perdido na folia do S. João portuense. No concerto seguinte, em Lisboa, o músico subiu mesmo ao palco e, talvez para se redimir perante o público português, tocou mais de três horas.

Mais recentemente, coube a Lou Reed abrir a Casa da Música no Porto.

Em Julho de 2003, Lou Reed actou em duas noites mágicas no Jardim da Sereia em Coimbra, no arranque de mais uma digressão europeia.

O músico norte-americano nunca parou de actuar em público enquanto a saúde lhe permitiu. Em Maio de 2013 sujeitou-se a um transplante do fígado, mas novos problemas hepáticos surgiram e o músico findou-se na sua casa de Southtampton, Nova Iorque, a 27 de Outubro de 2013.

Leia outros artigos de Américo Sarmento Mascarenhas

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -