Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Lula venceria no 1º turno em todos os cenários, aponta pesquisa Quaest

Em quatro cenários testados, Lula tem mais de 50% dos votos válidos, ou seja, venceria a disputa ainda no primeiro turno.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga a disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8). Em quatro cenários testados, Lula tem mais de 50% dos votos válidos, ou seja, venceria a disputa ainda no primeiro turno.

Pela estimulada, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.

Lula também lidera na espontânea, quando os nomes não são apresentados ao entrevistado. Nessa situação, Lula tem 23%, Bolsonaro 15% e Ciro Gomes (1%).

Numa eventual disputa de segundo turno, o ex-presidente teria 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

Lula também é o que tem uma das menores rejeições, 43%, isto é, 21% a menos do que Bolsonaro, o seu principal adversário que bateu em 64%. Sergio Moro (61%), João Doria (59%) e Ciro Gomes (55%) também apresentam índices maiores do que o ex-presidente.

“Sobre a conjuntura o dado mais interessante da pesquisa é a volta da preocupação com a pandemia que variou de 55% em novembro para 62% em dezembro. Já parece ser o efeito do noticiário sobre a Ômicron!”, disse o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest.

A pesquisa foi realizada entre os dias 02 a 5 deste mês por meio de 2.037 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios nas cinco regiões do país. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade.

Repercussão

O vice-líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), destaca que Lula venceria no primeiro turno, variando entre 46% e 48%. “É o menos rejeitado entre os primeiros. Bolsonaro patina em 24% e vai começar a se estapear com Moro. Com 64% de rejeição, Bolsonaro perde todos os cenários de segundo turno”, avaliou o deputado.

O deputado José Guimarães (PT-CE) ressalta também que o ex-presidente venceria todos e Bolsonaro não ganha de ninguém num possível 2º turno. “O Brasil sabe quem trabalha de fato e quer retomar o caminho da esperança!”, disse.

“Moro só não é mais rejeitado do que o Bolsonaro; 61% dizem que o conhecem e não votam nele. Já com Bozo esse índice é de 64%. Povo não quer a continuidade do genocida e nem juiz ladrão”, comemorou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).


por Iram Alfaia | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -