Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 24, 2021

Marcelo LOL afinal morde

João Vasco AlmeidaMarcelo morde. Estávamos à espera do dia, mas nunca mais chegava. Foi esta terça, no meio de uma frase sobre qualquer coisa, que o Presidente da República avisou PSD e PS.

O primeiro tem de ter novo líder antes ou depois das autárquicas.

O PS tem de cumprir o calendário austero, ou Marcelo põe Catarina de castigo, Costa a falar sozinho e ignorará, como sempre, Jerónimo.

Com a afirmação “Depois das autárquicas veremos o que é que se passa”, O Presidente matou dois coelhos: o Coelho líder e o coelho da direita.

Quanto ao primeiro, já sabemos os amores que os liga. Quanto ao segundo, agradou ao eleitorado que o elegeu, um bocado farto de o ver de mão dada com essa esquerdalha – a esquerda escumalha, entenda-se.

marcelo-costa-posse-2Esta tensão que Marcelo introduz na política pode nem ser verdadeira, mas era preciso agitar as águas.

Este Presidente dá-se mal com a pasmaceira. Já disse que o optimismo de Costa era irritante e agora deu-lhe um ano para provar o que vale.

Parecem coisas soltas, mas não são. O que Marcelo está a fazer é a apertar o PS, como lhe compete. Nos primeiros seis meses foi tudo paz. Agora o Presidente vai ser examinador. Como se esperava.

Curioso, no entanto, será ver como Marcelo lidará com o PSD, uma vez que ainda não parece haver grande canal de comunicação nem líder a seguir ao líder. Rio bem se esforça, mas transformou-se num pormenor, apenas. Aos restantes Morais Sarmento, José Eduardo Martins e Paulo Rangel parece que ou não querem ou não sabem. Ou não podem, à espera da bandeirinha do Presidente.

Convinha haver oposição e que essa não fosse Marcelo. Fica mal ao professor andar a fazer de juiz, jurado, concorrente, entretainer e melhor amigo. Cai-lhe a dentadura de tanto uso.

É só uma ideia.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -