Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Militantes da FRETILIN abandonam o Partido e ingressam no PST

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

O Presidente da RDTL, José Ramos-Horta, foi convidado para fazer a abertura da II Conferência Nacional do PST e assistiu também à tomada de posse dos novos Coordenadores do PST.

Para além de José Ramos-Horta, Virgílio Smith, Vice-Presidente do CNRT, em representação do Presidente do CNRT, Kay Rala Xanana Gusmão, e o Presidente da CNE, José da Costa Belo, foram algumas das personalidades convidadas para a Cerimónia de Abertura da II Conferência Nacional do PST, realizada este ano, subordinada ao tema “Desemprego em Timor-Leste e o Projecto de Indústria de gás na Costa Sul: Realidades e Desafios”.

O projecto de indústria de gás na Costa Sul foi mencionado com muito destaque pelo Presidente da República, por Virgílio Smith e também por Avelino Coelho, Presidente do PST, como um factor estratégico fundamental a tomar em consideração a partir de 2023.

Próximas eleições em Timor-Leste deverão ser em Maio de 2023

O povo de Timor-Leste aguarda que José Ramos-Horta, em Fevereiro de 2023, anuncie a data das eleições que, tudo indica, deverão acontecer em Maio do próximo ano.

Entretanto, já há movimentações pré-eleitorais, como aconteceu hoje no Salão de Apuramento da Comissão Nacional de Eleições (CNE), durante a II Conferência Nacional do PST.

Da Esqª p/Dta: Fredolino Sil, Manuel Soares, Domingos Doutel e José de Carvalho

Os antigos militantes da FRETILIN vestiram hoje a camisola do PST, declarando que a partir do dia 19 de Novembro de 2022 irão militar no Partido Socialista de Timor por entenderem que se trata de um Partido com um projecto político coerente, preocupado com o progresso e o desenvolvimento social e económico do país.

Segundo informações recolhidas junto da Direcção da Conferência Nacional, os novos militantes do PST são Domingos Doutel Soares, que será responsável pela coordenação do Município de Bobonaro, tendo como Secretário-Executivo José de Carvalho, Manuel Joaquim da Costa Soares, com a missão de coordenar o Município de Suai, e Fredolino da Cruz Sila para adjunto do Comissariado de RAEOA.

Os novos militantes, no seu juramento, declararam que assumiram a sua decisão porque segundo o PST a “fraternidade e a justiça social são pilares fundamentais para a erradicação de todas as estruturas discriminativas e para a consolidação de uma cultura política sem nenhuma distinção de raça, cor, religião neste solo Pátrio e no mundo”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -