Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

MP pede nulidade do levantamento do segredo de justiça no caso Sócrates

MP pede nulidade do levantamento do segredo de justiça no caso Sócrates
Aveiro, 14/11/2012, Reportagem sobre o efeito da greve geral nesta cidade.
Tribunal de Aveiro
( Ricardo Junior / Global Imagens )

O Ministério Público (MP) entregou esta segunda-feira um requerimento no Tribunal da Relação de Lisboa, no qual o procurador Rosário Teixeira pede a nulidade da decisão dos juízes desembargadores Rui Rangel e Francisco Caramelo que no acórdão de 24 de Setembro entenderam levantar o segredo de justiça ao processo Marquês.

Os juízes consideraram que, nesta fase, já não se justificava a manutenção do segredo de justiça, decretando o fim do segredo interno. Esta decisão significa que os nove arguidos e os assistentes vão poder consultar todos os elementos recolhidos pela investigação desde o início do inquérito.

O MP não pode recorrer desta decisão mas a lei permite que no prazo de 10 dias possa argumentar alguma nulidade, o que acabou por acontecer mesmo no final do prazo. Esta diligência processual tenta assim travar ou atrasar mais o acesso da defesa de Sócrates aos autos da investigação, escutas telefónicas e testemunhos.

Desde a data da detenção, a 21 de Novembro de 2014, a defesa de Sócrates e a dos outros arguidos têm tido um acesso muito limitado ao processo que se resume a alguns elementos de prova invocados pelo MP para fundamentar as respectivas medidas de coacção. O ex-primeiro ministro do PS está em prisão domiciliária em Lisboa há um mês e saiu domingo à rua para votar nas eleições legislativas, sem pedir autorização ao juiz de instrução Carlos Alexandre e sem escolta policial, pelo menos que fosse oficial ou visível.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -