Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

NATO inicia maiores manobras desde a Guerra Fria

Forças militares de 31 países iniciaram nesta quinta-feira (25) o maior exercício da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO / Otan) em décadas, que se estende do Mar Báltico à Islândia, praticando manobras militares perto da Rússia.Com temperaturas abaixo de zero em campos de treinamento do centro da Noruega que deram uma ideia do que significa defender o vasto flanco norte da NATO / Otan, cerca de 50 mil soldados, 250 aeronaves e 10 mil tanques, caminhões e outros veículos terrestres estão em ação.

Estamos aqui agora, no norte, demonstrando nossa capacidade de aplicar uma grande força a um problema que é um problema do Artigo 5 ” Referindo-se à promessa de defesa mútua entre membros da NATO / Otan constante do tratado da entidade.

Denominado “Conjuntura Tridente” e comandado por Foggo, o exercício é de longe o maior na Noruega desde o início dos anos 1980, um sinal de que a aliança quer afiar suas defesas depois de anos de cortes de gastos e missões de combate em locais distantes.

Trouxemos o equivalente a sete brigadas de combate ao longo do último mês. Isso é impressionante, e operaremos aqui pelas próximas duas semanas no que é um ambiente inclemente no mar e na terra”.

Cada vez mais preocupada com a Rússia, a Noruega se empenhou em dobrar o número de fuzileiros navais norte-americanos que recebem treinamento em seu território a cada ano, uma medida criticada por Moscou.

No mês passado a Rússia realizou suas maiores manobras desde 1981, apelidadas de Vostok-2018 (Ocidente-2018), mobilizando 300 mil soldados em uma demonstração de força próxima da fronteira com a China e que incluiu exercícios conjuntos com os Exércitos chinês e mongol.

Inicialmente os jogos de guerra da NATO / Otan deveriam envolver 35 mil soldados, mas o número aumentou nos últimos meses, inclusive com a adição tardia do porta-aviões USS Harry S. Truman (foto), que tem cerca de 6 mil efetivos.

 

Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 (Reuters)/ Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -