Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Noam Chomsky diz que prisão de Julian Assange está ligada à de Lula

Em entrevista ao canal Democracy Now, o linguista e filósofo Noam Chomsky diz que há uma tentativa de silenciar as vozes de ambos, lembrando ainda a prisão de Gramsci sob o fascismo.

O linguista, filósofo e cientista político Noam Chomsky concedeu uma entrevista ao canal Democracy Now em que compara a prisão do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, com a do ex-presidente Lula e a do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci.

Segundo ele, há uma tentativa de silenciar as vozes de ambos, lembrando da prisão de Gramsci sob o fascismo. Chomsky ressalta a proibição de Lula fazer declarações públicas e afirma que “ele é o prisioneiro político mais importante do mundo. Você ouve alguma coisa sobre isso? Bem, Assange é um caso similar: temos que silenciar essa voz”

“Alguns podem se lembrar quando o governo fascista de Mussolini colocou Antonio Gramsci na prisão. O promotor disse: ‘Temos que silenciar essa voz por 20 anos. Não podemos deixá-lo falar.’ Isso é o Assange. Isso é o Lula. Isso é um escândalo.”

“Sob o governo Lula, no início deste milênio, o Brasil foi um dos mais – talvez o país mais respeitado do mundo. Foi a voz do Sul Global sob a liderança de Lula da Silva”, afirma o renomado linguista.

Assista abaixo ao vídeo legendado:

Chomsky compara prisão de Assange às prisões de Lula e Gramsci

Chomsky compara prisão de Assange às prisões de Lula e Gramsci “Sob o governo Lula, no início deste milênio, o Brasil foi um dos mais – talvez o país mais respeitado do mundo. Foi a voz do Sul Global sob a liderança de Lula da Silva”, afirma o renomado linguista. Chomsky aponta o golpe após a saída de Lula do poder e sua prisão. Ressalta a proibição de Lula fazer declarações públicas e que “ele é o prisioneiro político mais importante do mundo. Você ouve alguma coisa sobre isso? Bem, Assange é um caso similar: temos que silenciar essa voz.” Ele nos relembra, ainda, da prisão de Gramsci sob o fascismo: “Alguns podem se lembrar quando o governo fascista de Mussolini colocou Antonio Gramsci na prisão. O promotor disse: ‘Temos que silenciar essa voz por 20 anos. Não podemos deixá-lo falar.’ Isso é o Assange. Isso é o Lula. Isso é um escândalo.” Democracy Now! Tradução e legendas por César Locatelli

Publicado por Democracy Now Brasil em Sexta-feira, 12 de abril de 2019

Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -