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João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Notre-Dame e a História dos Homens

Ardeu a Catedral de Notre-Dame em Paris. Ardeu a Catedral de Nossa Senhora de Paris.

O fogo consumiu em minutos quase oito séculos da História dos Homens numa cidade de referência das movimentações de massas ao longo dos tempos. Movimentações essas que foram cruciais para a transformação orgânica das sociedades no sentido da sua evolução civilizacional e de conquistas progressivas na sua qualidade de vida com mais e melhor equidade em domínios vitais como o são:

  • a educação;
  • a justiça;
  • o emprego com direitos;
  • a dignidade do individuo;
  • a liberdade;
  • a democracia;
  • a constituição do primeiro e único Governo Operário, de curta duração é certo, como aconteceu com a Comuna de Paris em 1817, em resultado da resistência popular à eleição de uma maioria de deputados monárquicos favoráveis à capitulação da França perante a Prússia; entre muitas outras referências históricas de mudanças sociais efetiva em que as roturas são a narrativa dos acontecimentos;
  • Ciclos da História se encerraram para que outros ciclos dessa mesma história se abrissem e assim se cumpra o ciclo da Civilização Social dos Homens na Europa e no mundo!

A Catedral de Nossa Senhora de Paris foi erigida em honra de Maria, Mãe de Jesus Cristo.

Imponente, a Catedral de Notre-Dame, é um marco incontornável da História em domínios específicos como o são:

  • a espiritualidade;
  • a pujança social da burguesia da época;
  • a introdução de um novo conceito na arquitetura Gótica;
  • entre muitos outros motivos e valências.

A Cidade Luz foi, durante séculos, o polo de atração de uma elite genuína nos domínios das artes, das letras e das ciências.

Para si convergiram artistas das mais diferentes áreas e sensibilidades com destaque para a pintura; a música; a dança; a arquitetura; a escultura; outros;

A Cidade Luz foi, durante séculos, o maior centro de artes do mundo revolucionando conceitos sobre a obra, o meio e o uso, na justa medida em que se passou a questionar o que é a obra e para que serve. Assim como, o utensilio enquanto tal e a arte que deve conter. Desmistificando assim um certo endeusamento que havia de uma certa arte enquanto tal, cingindo-a a um círculo restrito de interesses, tornando-a de interesse e consumo social generalizado cuja referência maior são as passagens de ligação entre margens: as pontes. Um equipamento com a definição socioprofissional de obra de arte. A que se associou o estilo e o desenho entre muitas outras manifestações de arte genuína em todos os espaços e contextos.

Paris é por tudo isso uma cidade multicultural onde se cruzam civilizações; religiões; ideários sociais; divergências e convergências políticas; entre outras; que concentra em si um espólio arquitetónico e artístico incomparável, onde pontuam museus de nomeada internacional sendo sem sombra de dúvida dos mais concorridos no mundo.

A Catedral de Notre-Dame perdeu o seu ponto mais alto, mas nunca perderá o seu lugar na História dos Homens; da arquitetura e da espiritualidade; e seguirá em frente.

As autoridades locais primarão pelo restauro apropriado no tempo ao tempo a que reporta uma vez que as obras primas móveis já tinham sido retiradas face ao restauro a que estava a ser submetida.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


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