Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Julho 19, 2024

Nova Caledónia acorda referendo de independência com a França

João de Sousa
João de Sousa
Jornalista, Director do Jornal Tornado

A celebração do referendo ficou prevista para antes de Novembro de 2018.Segundo o jornal catalão La Vanguardia, de dia 4 de Novembro, “o governo francês e representantes do território da Nova Caledónia alcançaram um acordo político sobre vários dos principais obstáculos à celebração de um referendo sobre a independência até Novembro de 2018. O acordo, foi alcançado esta madrugada ao fim de 10 horas de reunião entre o primeiro-ministro, Édouard Philippe, e representantes caledónios e estabelece a inscrição de 11 mil novas pessoas na ‘lista eleitoral especial’ para a consulta, que constituía um dos principais obstáculos até ao momento.”

Ainda segundo este jornal “também se fecharam acordos sobre os colégios eleitorais e a presença de observadores”. Édouard Philippe sublinhou “temos um acordo politico e, para além deste, temos a confiança que é pelo menos tão importante. Este é um ponto de partida para uma consulta que seja leal e incontestável”.

Falta agora determinar a pergunta a apresentar aos cidadãos.

Édouard Philippe e Emmanuel Macron reuniram-se com representantes do território da Nova Caledónia, no passado dia 30 de Outubro (Ludovic Marin / Pool / EFE)

A Nova Caledónia é um arquipélago da Oceania, situado na Melanésia, e tem uma comunidade sui generis, ou seja, com a sua própria cultura, sendo um território anexado a França. Com uma superfície de 18 575 Km2, fica situada no Oceano Pacífico a 1500 km a leste da Austrália e 2000 km a norte da Nova Zelândia.

De salientar a dualidade de critérios quanto a referendos sobre independência, a nível doméstico e a nível externo, do governo francês.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -