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Sexta-feira, Abril 26, 2024

Novos modelos de avaliação no ensino básico

Novos modelos de avaliação no ensino básico_2Fim de exames nacionais em alguns anos e introdução de provas de aferição noutros. Saiba o que muda.

O Ministério da Educação (ME) apresentou e aprovou esta semana o fim dos exames nacionais no 4.º e no 6.º anos, passando a realizarem-se apenas no fim do 3.º ciclo,ou seja, no 9.º ano. Por outro lado, os alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos passam a ter provas de aferição obrigatórias, que não contam para a nota final de disciplina. O ministério de Tiago Brandão Pires justifica que a realização de provas a meio dos ciclos e não no seu término permitirá às escolas “agir atempadamente sobre as dificuldades” dos estudantes.

Novos modelos de avaliação no ensino básico_3.As provas de aferição insidirão, neste ano lectivo (2015/2016), sobre as disciplinas de Português e Matemática, mas o objectivo é que já no próximo ano escolar (2016/2017) estas avaliações se estendam a outras unidades curriculares. As provas serão elaboradas por um organismo externo às escolas e o mesmo enunciado é apresentado a todos os alunos, à semelhança do que acontece com os exames nacionais.

No 9.º ano, mantêm-se os exames de Português e Matemática mas é suspenso o exame de Inglês, segundo o modelo “Cambridge” inserido no modelo de avaliação pelo ME de Nuno Crato, há quatro anos.

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