Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Nu Vermelho, Henri Matisse

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Nu Vermelho”, de Henri Matisse. Henri-Émile-Benoît Matisse foi um artista francês, conhecido pelo uso da cor.

Figura majestosa e harmónica, eis uma pintura encantada de optimismo pela envolvência da cor e da luz. Pode-se assinalar como um tema alegre e quente, em que todo o trabalho é consagrado à composição. A forma é determinante, as cores são sempre vivas, brilhantes, de que resulta uma luminosidade própria muito acentuada. O requinte é vibrante e pouco lhe interessa o conteúdo.

Informação adicional

Artista: Henri Matisse
Local: Museu de Arte Walters
Criação: 1935
Período: Expressionismo


Nota de edição

Henri Matisse 1869-1954

Henri-Émile-Benoît Matisse,
foi um artista francês, conhecido pelo uso da cor e sua arte de desenhar, fluída e original.

Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.

Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (uso de cores puras, sem misturar com outras), na década de 1920 ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa.

O seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido num conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna.

Fonte: Wikipédia

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

Carmen Mayrink Veiga

- Publicidade -