Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

O Balanço, Pierre-Auguste Renoir

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Pierre-Auguste Renoir: mestre na interpretação da luz.Vestido longo de laços azuis como borboletas fugidiamente pousadas sobre o corpo indolente da rapariga. Prolongamento do jardim sobre o corpo numa atmosfera luxuriante da natureza. Eis alguns dos traços fundamentais da obra “en plein air” do artista.

Reintrodução da sensualidade na pintura, numa época em que só existiam castas e estúpidas ninfas que apenas pretendiam ter uma exactidão fotográfica.

Pierre-Auguste Renoir 1841-1919

Nascido em Limoges, França, em 1841, filho de Léonard Renoir, um alfaiate de origem modesta.

Foi um dos pintores franceses que iniciaram o desenvolvimento do movimento impressionista. Conhecido por celebrar a beleza e, especialmente, a sensualidade feminina. Diz-se que Renoir é o último representante de uma tradição herdada directamente de Rubens e terminando com Watteau.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -