
O editor da Revolução de Abril
Era o tempo das músicas, dos filmes e dos livros proibidos. No final dos anos 50, um homem do norte, Arnaldo Trindade, dava corpo à utopia fundando no Porto a editora discográfica “Orfeu”.
- 28 Abril, 2017
- Paulo Vieira de Castro
- Posted in Agenda Cultural
- 5
pub
As artes da revolução de Abril
Curiosidades muitas. Editou “E depois do adeus” (1974), senha musical do Movimento da Forças Armadas e “Grândola vila morena” (1971), o hino da revolução de Abril. Visionário, foi responsável pela edição do único disco de rock sinfónico português a fazer parte do ranking dos 10 melhores álbuns de todos os tempos:” 10.000 anos depois entre Vénus e Marte” (1978), de José Cid. Também uma década antes, levara José Afonso a gravar a Londres no mesmo estúdio dos Beatles.
Arnaldo Trindade era, igualmente, exigentíssimo com o arranjo gráfico das capas dos discos que editava. De modo a garantir que cada um destes fosse uma peça de arte escolheu nomes maiores da fotografia e do design. São disso exemplo Fernando Aroso,
“ORFEU” em Matosinhos
Em Maio, Matosinhos será palco da mostra “ORFEU | imagens, palavras, sons (1956-1983)”. Isto, na Casa do Design, com inauguração marcada para dia 04, pelas 17 horas.
A história da “Orfeu” é aqui dada a conhecer através de cinco núcleos principais: No Início era o Verbo (1956-1959); Trovas do Vento que Passa (1960-1967); Vozes da Revolução (1968-1975); Entre Vénus e Marte (1976-1979); O Fim da Aventura (1980-1983).
Com Arnaldo Trindade aprendi que a vida nada nos tira. Vai-nos desatando de tudo, impedindo que nos transformemos, apenas, nas coisas. Quando o visitei pela primeira vez em sua casa, há poucos anos, fiquei perplexo pelo seu desprendimento e altruísmo. Dos mais de 500 discos produzidos pela sua editora nada conservava consigo.
Uma exposição a não perder. Um exemplo para todas as idades.
Share this
About author
Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).