Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

O jornal inglês The Independent vai desaparecer das bancas já no próximo mês

independentEste anúncio foi feito pelo seu proprietário, o russo Evgeny Lebedev ao afirmar que a publicação com 29 anos passaria a ser difundida apenas online, sendo este um sinal evidente das pressões sentidas pela imprensa escrita.

O Independent foi lançado em 1986 com o slogan “Independent, it is – are you?” e, apesar de ser um OCS de referência, acaba por ser uma “vítima” dos novos hábitos de leitura criados pela internet.

Depois de uma tiragem máxima de 400.000 cópias diárias, e das inovações a que foi sendo sujeito, caiu para pouco mais de 10% desse número.

“A indústria dos jornais está a mudar e essa mudança é determinada pelos leitores”, afirmou Lebedev, igualmente dono do diário londrino de distribuição gratuita “The Evening Standard”. E acrescentou: “Estão a mostrar-nos (os leitores) que o futuro é o digital”.

Espera-se a última edição em papel do The Independent, no dia 26 de Março e a edição especial de domingo do The Independent on Sunday, no dia 20.

Embora grande parte dos trabalhadores possam vir a ser absorvidos por outras publicações do grupo, ao falar-se de redundância de funções, adivinha-se o destino de muitos deles.

A ESI Media, responsável pela área comercial do the Evening Standard, The Independent, i, London Live e pelas suas plataformas digitais disse que serão criados 25 novos conteúdos digitais, será lançada uma nova subscrição móvel App e continuará a investir na qualidade do jornalismo.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -