De protótipos que muito prometem à consolidação de projectos com dois ou três anos, eis 15 dos mais fascinantes exemplos do que tecnologicamente aconteceu ao longo de 2015.
Trauma Foam
Um dos mais extraordinários conceitos médicos está a um passo de se generalizar, pois companhias como a Arsenal Medical em conjunto com os pólos tecnológicos e universitários da Oregon Health Sciences e Texas-Houston, estão a criar uma espuma anti-trauma interno. Esta substância será injectada dentro do nosso corpo para travar, por exemplo, hemorragias internas.
Nasa descobre água em Marte
Michael Meyer gritou “Há água em Marte” e o nosso próprio mundo mudou. Esta pode surgir de mantos gelados subterrâneos ou através da condensação na própria atmosfera do planeta vermelho.
Podemos imaginar agora o seu passado observando a superfície sulcada de rios e planícies outrora mergulhadas.
- info
https://www.nasa.gov/press-release/nasa-confirms-evidence-that-liquid-water-flows-on-today-s-mars
Tesla Powerwall
A Tesla apresentou uma bateria que armazena electricidade carregada através de painéis solares durante o dia. Até agora, não se sabia como guardar essa energia e este passo pode mudar radicalmente o futuro sustentável do nosso planeta. Esta bateria funciona também como backup de reserva, é totalmente automática, compacta e de fácil instalação. A ver vamos como a indústria poluente encara este novo e poderoso inimigo.
+info
https://www.teslamotors.com/presskit/teslaenergy
PancakeBot
Não é propriamente esta impressora 3D que é revolucionária, mas trata-se de um perfeito exemplo que demonstra a explosão deste novo segmento tecnológico. A impressão 3D vai mudar o mundo em mais formas do que pensamos. Imprimir bolos é uma opção.
+info
Samsung 16TB SSD
Um disco rígido ainda pode ser notícia quando somos confrontados por este Samsung PM1633a, uma unidade 2,5″ Solid State Drive que tem 16 terabytes de capacidade. Leram bem.
- info
http://www.sciencealert.com/samsung-shows-off-the-world-s-biggest-hard-drive-a-16tb-ssd
Sonda New Horizons
A nave não tripulada New Horizons chegou aquele que deixou de ser um planeta de pleno direito para o devolver à sua máxima importância: Plutão entrou-nos pelos olhos dentro com imagens espectaculares, dignas de um filme de ficção científica. Ah, e Plutão não estava sozinho…
- info
https://www.nasa.gov/mission_pages/newhorizons/main/index.html
Google self-driving car
Rodeado de sensores, esta espécie de automóvel que se desloca de A a B sem a necessidade de condutor é uma realidade notável. Não sou fã, pois adoro conduzir, mas entendo a sua importância e a potencialidade variada: os deficientes visuais, por exemplo, podem finalmente ter um carro que os leve a qualquer lado. Assim como as pessoas que por um motivo ou outro não podem ou querem guiar, têm finalmente uma opção.
+info
https://www.google.com/selfdrivingcar/
Notion System
Este sistema é quase milagroso! Trata-se de um sensor doméstico multi-funcional muito simples de instalar e extremamente útil. Através de uma App, controlamos as mensagens de alarme que cada sensor emite, por exemplo, fugas de água, abertura de portas ou janelas, fumo, entre outras funções.
+info
Microsoft Book
Com grande poder de computação, um extraordinário ecrã e um teclado amovível que esconde uma gráfica poderosa, a Microsoft sacou um grande coelho da cartola e chamou-lhe Surface BOOK, um dois em um com ecrã destacável, cuja dobradiça “Dynamic Fulcrum” até o consegue “segurar pendurado” através de um engenhoso sistema.
+info
http://xadas5.com/e-agora-mac-o-microsoft-surface-book-parece-ser-uma-bomba/
Mochila Phorce Freedom Laptop
E que tal uma mochila para laptop que tem inclusa uma bateria de 15.000mAh para aquelas emergências por que todos nós passamos? Pode carregar dois equipamentos em simultâneo através de cabos USB e já é à prova de futuro, pois é compatível com a norma USB-C.
+info
https://phorce.com/products/phorce-freedom/
Philips Ultra-Wide 34″ Curved Display
Se não acredito no sucesso dos televisores de tela curva, tenho a opinião contrária no que respeita aos monitores de trabalho. Nestes, a envolvimento é real devido à nossa posição muito mais aproximada. Estão a surgir cada vez mais modelos, mas o que dizer deste Philips munido das mais avançadas tecnologias: CrystalClear, UltraWide Quad HD 3440 x 1440, Full Colour RGB, MHL, Muktiview, DTS Sound, USB 3.0 e display port, só para mencionar as mais “orelhudas”. Por falar nisso, tem duas colunas integradas para fornecer estereofonia.
+info
http://www.philips.co.uk/c-p/BDM3490UC_00/brilliance-curved-ultrawide-lcd-display
BB-8
É impossível não sorrir ao olhar os movimentos rápidos e circulares do pequeno robot BB-8 da Sphero. Controlado pelo smartphone, vai aprendendo as nossas “manhas” e até aceita comandos de voz. E quando queremos só observá-lo, é deixá-lo ir sózinho. Um must neste final de ano e um sucesso enorme também devido à estreia do sétimo episódio de Star Wars.
+info
Google CardBoard
Dobra-se um pedaço de cartão com duas lentes, coloca-se o nosso próprio smartphone num dos encaixes, e voit la, faz-se a magia da realidade virtual de forma simples, prática e, acima de tudo, muito em conta. Depois é só escolher os downloads das cada vez mais aplicações para podermos ver o mundo a 360º. Viciante!
+info
https://www.google.com/get/cardboard/
Petcube
Existe uma caixa que permite acompanhar os nossos animais de estimação ao longo do dia e de onde quer que estejamos. A Petcube é uma câmara vídeo que se liga à rede wifi para permitir que falemos e brinquemos com a Balalaica ou o Lulu. Sim, brincar à distância. Como? Vejam o vídeo do link oficial.
+info
Quell
Trata-se de uma tecnologia revolucionária com equipamentos “wearable” que estimulam os nervos (WINS) para controlar a dor crónica.