Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Óbidos cada vez mais literária

Óbidos 2015

Um festival literário em Óbidos, de 15 a 25 deste mês, vai decorrer em 154 sessões, 37 conferências, 36 espectáculos e 14 exposições.

Depois de em 2013 terem sido dados os primeiros passos para a criação de uma vila literária, que já levou à abertura de 11 livrarias, Óbidos promove nas próximas duas semanas um evento que promete envolver todos aqueles que com os livros têm uma relação muito especial: autores, editores, leitores, artistas, alunos, professores e curiosos.

O Festival Literário Internacional de Óbidos começa esta quinta-feira, 15 de Outubro, e prolonga-se até 25 de Outubro, para provar que nem só com chocolate ou com mercados medievais se atraem milhares de pessoas a uma vila histórica. Vão estar presentes 459 criadores e 56 ilustradores, divididos por 154 sessões literárias, 37 conferências, 36 espectáculos e 14 exposições.

Estão envolvidos directamente na organização e curadoria alguns nomes mais sonantes da actualidade cultural, tal como José Eduardo Agualusa, Anabela Mota Ribeiro, Nuno Artur Silva e Teresa Calçada, entre outros.

Entre os vários artistas convidados destaque para Afonso Cruz (Prémio Nacional de Ilustração 2014) e para o brasileiro Roger Mello (Prémio Hans Christian Andersen 2014). Será mesmo durante este festival, no próximo sábado, que Afonso Cruz irá receber o Prémio Nacional de Ilustração pelo livro “Capital”. Durante o FOLIO o escritor irá também apresentar o seu novo livro, “Flores”.

Do festival faz parte ainda um cartaz de eventos musicais, no qual irão participar António Zambujo, Mayra Andrade, Gisela João, Manuel Freire e Real Combo Lisbonense, entre outros.

Para o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, o FOLIO tornará possível a convergência entre o espaço que a literatura ocupa e o espaço que se ocupa da literatura, “ampliando a concepção e a possibilidade de multiplicar a cultura e os outros sectores de actividade económica numa relação exponencial, onde a criatividade dá lugar à inovação”.

Ver Mapa

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -