Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Oseas, a maravilhosa guitarra amazônica

Oséas Santos, nasceu em Tefé, no interior do estado do Amazonas, onde aprendeu tocar a guitarra sozinho. Em 1981, em Belém, liderando a banda Lambaly, grava seu primeiro disco, “Lambadas nacionais”, pela gravadora Gravasom. Na capa, a gravadora destacava que o disco incluia o sucesso “Melô do planeta”.

Oseas é um dos grandes guitarristas da música brasileira. Natural de Tefé, no estado do Amazonas, também teve forte presença na cena musical de Belém. Nos anos oitenta, gravou cinco discos solo e um com o grupo paraense Lambaly. Assim como os demais guitarristas da região amazônica, ainda não tem o reconhecimento merecido.

“Curto muito o Oséas do Amazonas”, disse o guitarrista paraense Félix Robatto, em entrevista recente. Para Robatto, Oseas é um “guitarrista ligeiro, deu uma pegada de quadrilha junina na guitarrada”. “Antigamente, eu ouvia e achava que todos eram daqui (de Belém), mas sempre teve muita gente boa no Amazonas”, diz. “Magalhães e André Amazonas gravaram muita coisa legal”, citando outros dois heróis da guitarra do Amazonas.

Oséas Santos, nasceu em Tefé, no interior do estado do Amazonas, onde aprendeu tocar a guitarra sozinho. Em 1981, em Belém, liderando a banda Lambaly, grava seu primeiro disco, “Lambadas nacionais”, pela gravadora Gravasom. Na capa, a gravadora destacava que o disco incluia o sucesso “Melô do planeta”. Em 1983, grava o primeiro disco da série “Guitarradas”, lançada pela gravadora Gravasom, sob o codinome de Carlos Marajó, depois assumido por Aldo Sena – nos seis volumes seguintes.

Em 1983, ele também lança seu primeiro disco só – “Oseas e sua guitarra maravilhosa” – a série de lançamentos sob esse título. Em 1984, lança o segundo volume da série, que ganhou um relançamento em 1991. Em 1985, é a vez do terceiro volume e, em 1986, lança o derradeiro disco da séria. Seu quinto disco, batizado de “Lambada brasileira” é lançado em 1989, com a assinatura de Oseas e Sua Guitarra, apenas.

LPs

Lambaly – Lambadas nacionais (1981)
Guitarradas – Lambadas ritmo alucinante – Volume 1 (1982)

Oseas e sua guitarra maravilhosa – (volume 1) (1983)
Oseas e sua guitarra maravilhosa – (volume 2) (1984)
Oseas e sua guitarra maravilhosa – (volume 3) (1985)
Oseas e sua guitarra maravilhosa – (volume 4) (1986)
Oseas e sua guitarra – Lambada brasileira (1989)

CDs

Oseas – Série Raízes Nordestinas (1999)

Por Fernando Rosa Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -