Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022

Palácio da Regaleira

Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Situado em Sintra «que é, talvez, a mais bela vila do mundo inteiro»…

… no dizer do romântico Lord Byron, pôde a natureza conferir-lhe um local muito aprazível e ao mesmo tempo permitindo-lhe usufruir duma auréola de templo sagrado. Local múltiplo de encantamentos diferenciados e em que, no âmbito da História de Arte, possibilita abordagens de variado teor, como seja:

o revivalismo romântico, tal é a riqueza e a mistura de estilos utilizados (…) como a epopeia arquitectónica e artística do Manuelino; a geometria transcendente do Gótico; a misteriosa e aparente simplicidade do Românico; o vegetalismo sincrético da Renascença».

Este monumento destaca-se pela sua recuperação de um passado tão glorioso, que nos leva à epopeia dos Descobrimentos e a uma colagem ancestral, tão radicada no imaginário português, através duma descritiva arquitectónica assinalada com a importância dos cordames, das esferas armilares e dos colunelos torsos, que nos sugerem os idos da magnificência da portugalidade manuelina. Há neste palácio uma aura de criatividade e uma nova iconografia que faz a transição do século XIX, com as suas figuras antropomórficas de uma certa tradição mitológica nacional.

Quinta da Regaleira

Informação adicional

O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum do palácio da Quinta da Regaleira

Início da construção: 1900
Inauguração: 1912
Estilos arquitectónicos: Neogótico, Estilo neomanuelino
Arquitecto: Luigi Manini


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -