Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 5, 2022

O Palácio do Marquês de Oeiras vai nú

Espacialistas-PalácioÉ inaugurada, no próximo dia 19 de Março, em Oeiras, a exposição “Os Espacialistas no Palácio – O Palácio Vai Nú”, uma proposta vanguardista do colectivo de artistas designado “Os Espacialistas”.

Este grupo de arquitectos com gosto pelas artes propõe-se reinterpretar a imaginação: sem mobiliário nem referências de imagens, a “Casa” do Marquês de Pombal é a tela e os artistas os pintores, que partem dos conceitos do livro “A Poética do Espaço”, de Gaston Bachelard. Entre as noções de vazio e de cheio, os Espacialistas querem mostrar novas ideias de ocupação e formas de viver os espaços, utilizando para isso a instalação, a fotografia e o desenho.

A exposição decorre de 20 de Março a 30 de Abril no Palácio Marquês de Pombal, e estão previstas várias actividades relacionadas com a mesma: dias 23 de Março, 6 e 20 de Abril decorrem visitas rápidas (30 minutos) à exposição, destinadas a jovens e adultos, que colocam em foco uma ou mais obras da mesma, num diálogo aberto com os criadores.

Dias 5, 12 e 26 de Abril, é a vez do pré-escolar e alunos do 1º e 2ºciclos poderem fazer uma visita à Oficina O Rei Vai Nú, uma oficina de arquitectura que parte do conceito da exposição inspirando-se na figura do Marquês de Pombal. Para as famílias, as visitas estão previstas para dias 2, 9 e 16 de Abril.

Finalmente, para alunos do 2º e 3º ciclo e do secundário, haverá visitas guiadas dias 14 e 28 de Abril.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -