Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Junho 19, 2024

Para 33%, Bolsonaro é o maior responsável pela situação da pandemia

Além disso, para 71% o impacto da Covid-19 no país foi maior do que o esperado. Para 38%, o povo é o maior culpado pela situação. Dados são de pesquisa Ibope.

Uma pesquisa Ibope divulgada neste domingo (6) mostra que, para 33% dos participantes, o presidente da República, Jair Bolsonaro, é o grande responsável pela situação da pandemia.

Além disso, para 71% o impacto da Covid-19 no país foi maior do que o esperado. Para 38%, o povo é o maior culpado pela situação. A pesquisa foi encomendada e divulgada pelo jornal O Globo. O levantamento mostrou ainda que a orientação ideológica influencia na avaliação.

Entre os que se declaram de direita, apenas 8% veem Bolsonaro como principal agente do agravamento da epidemia, enquanto 45% põem maior parcela de culpa na população. Já no universo de esquerda, 78% responsabilizam o presidente, contra 15% que apontam para o povo brasileiro.

Na pesquisa, o grupo que se autodenominou como de centro foi o maior, com 28%. A direita representou 24%, e a esquerda 16%. Parcela grande, porém, não pôde ser encaixada nesse cenário, porque 8% disseram não saber onde se encaixariam no espectro político, e 7% disseram não saber bem o que é ser de direita ou de esquerda. Outros 17% não responderam.

O levantamento ouviu 2.626 adultos, restringiu-se ao universo das classes A, B e C. As respostas foram colhidas pelo painel de internautas do Ibope Inteligência, entre 21 e 31 de agosto, em todas as regiões do país. A amostragem representa cerca de 70% da população.


Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -