Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Parabéns Nick Mason

nickmason 1
Baterista dos Pink Floyd, que hoje faz 72 anos, é o único membro do grupo que tocou em todos os álbuns

O baterista dos Pink Floyd, nascido a 27 de Janeiro de 1994, faz hoje 72 anos. Foi fundador dos Pink Floyd em 1965, e mesmo da banda que a antecedeu – Sigma 6 — com Roger Waters, Bob Klose e Richard Wright – todos eles então alunos da Regent Street Polytechnic, de Londres. Nick Mason é mesmo o único membro dos Pink Floyd que tocou pink-floyd fotoem todos os álbuns da famosa banda britânica. Um excelente baterista que divide a sua paixão pela música com as corridas de automóveis – Nick Mason chegou mesmo a pilotar um bólide na mítica corrida das 24 Horas de Le Mans.

Filho do realizador de documentários, Bill Mason, Nick Mason nasceu há 72 anos em Birmingham, mas cresceu em Londres no bairro de Hampstead. Frequentava o curso de Arquitectura na escola Regent Street Polytechnic (agora Universidade de Westminster) quando, em 1964, com os colegas Roger Waters, Bob Klose e Rick Wright formou os Sigma 6, que pouco tempo depois se iriam tornar nos The Pink Floyd – uma das bandas de maior sucesso, com mais de 250 milhões de discos vendidos em todo o Mundo.nick mason 3

Nick Mason é mesmo o único membro da banda que tocou em todos os discos dos Pink Floyd. Baterista e percussionista inspirado, foi também autor de vários temas da banda, nomeadamente “Echoes” e “Time”. Mason é ainda o compositor do tema “The Grand Vizier’s Garden Party”, do excelente álbum duplo “Ummagumma”, em que para além da bateria toca mellotron. Como produtor, Nick Mason trabalhou em obras de vários artistas, casos de Robert Wyatt (em “Rock Bottom”, de 1974), Gong (“Shamal”, de 1976) e The Dammed (“Music for Pleasure, de 1977).

Grande amante das corridas de automóveis, o músico participou em várias provas de automobilismo, com especial realce para as 24 Horas de Le Mans, ao volante de um Ferrari. Aliás, Nick Mason tem mesmo uma empresa especializada em carros clássicos.

 

Leia outros artigos de Américo Sarmento Mascarenhas

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -