Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 21, 2024

Parabéns Sr. Jorma Kaukonen

Jorma Kaukonen

Ex-guitarrista dos Jefferson Airplane faz hoje 75 anos

Os Jefferson Airplane são uma das mais relevantes e míticas bandas da história do rock. Nascidos e criados no psicadelismo californiano da década de 60, os Jefferson Airplane são responsáveis por alguns dos mais inspirados álbuns da época. Conhecidos sobretudo pela excelência da voz de Grace Slick (hoje uma dedicada pintora, que abandonou a música), a banda era formada por músicos de excepção, entre os quais o guitarrista Jorma Kaukonen, que hoje festeja a bela idade de 75 anos.

E Jorma Kaukonen continua em plena actividade, tanto com a sua banda Hot Tuna (formada com o seu ex-colega dos Jefferson Airplane, o baixista Jack Casady), como a solo. Jorma Kaukonen vive num rancho, onde instalou uma escola de música, promovendo regulares “workshops” e espectáculos — tudo em nome da música que é a sua grande paixão: os blues. (ver vídeo)jefferson airplane foto

Jorma Ludwik Kaukonen, Jr. nasceu em Washington de uma família de origem finlandesa e cedo aprendeu a tocar guitarra. No início da década de 60, Jorman Kaukonen iria estudar para S. Francisco, onde iria reencontrar o amigo Jack Casady. Estava lançada a semente para a criação de uma das mais talentosas bandas de sempre: The Jefferson Airplane. O virtuosismo do guitarrista Jorma Kaukonen é evidente na malha sonora da banda, sobretudo no álbum “Surrealistic Pillow”, uma verdadeira obra-prima. A revista Rolling Stone classifica Jorma Kaukonen no 54º lugar na lista dos 100 melhores guitarristas de sempre.

Com um notável trabalho nos Hot Tuna, a banda que fundou com Jack Casady, e que ainda hoje vai dando esporádicos concertos, Jorma Kaukonen mantém-se em permanente actividade, sobretudo no seu rancho dedicado à música. O seu último LP, “Ain’t In No Hurry”, 12º da sua discografia a solo, data mesmo do corrente ano de 2015.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -