Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Há 13 anos morria Joe Strummer

 

clash-new-york foto

Líder dos The Clash faleceu de ataque cardíaco aos 50 anos

John Graham Mellor (Joe Strummer), nascido na Turquia, em Ancara, foi um dos mais influentes músicos das últimas décadas. Fundador dos The Clash, Joe Strummer faleceu em Broomfield (Inglaterra) de ataque cardíaco faz hoje precisamente 13 anos. Joe Strummer tinha apenas 50 anos.

The Clash é uma das mais criativas, inovadoras e influentes bandas da história do rock. Embora nascido com o“punk-rock”, The Clash em poucos anos tornar-se-ia numa das mais importantes bandas de sempre, mercê de uma discografia de excelência, em que cabem alguns álbuns que são verdadeiras obras-primas, casos de “London Calling”, “Combat Rock”e o extraordonário triplo LP “Sandinista”. Desde cedo, os Clash, que nunca negaram as suas origens no movimento punk, antes pelo contrário, mostraram que a sua música, as suas influências, iam bem mais longe que os simples acordes agressivos e crus da maior parte dos grupos punk.

london-callingCom claras influências do rock’n’ roll, mas também do reggae (os Clash cresceram no bairro londrino de Notting Hill, onde há uma forte comunidade jamaicana), a banda abriu caminho para novas sonoridades, onde cabem juntos estilos tão variados como rockabilly, reggae, ska, dub e funk. Tudo isto em canções com uma forte carga política. Ao contrário da maior parte das bandas punks, que apelavam a uma atitude anarca, sem ideologia, The Clash assumiu a sua luta de esquerda revolucionária, denunciando os crimes do imperialismo, o racismo, as desigualdades sociais, isto numa Inglaterra a viver o ultra-conservadorismo do governo liderado por Margaret Thatcher. Mas o sucesso dos The Clash seria global, com alguns dos seus discos a dominarem os charts a nível mundial. A maior parte das canções originais da banda foram escritas pela dupla Joe Strummer/Mick Jones, mas Strummer era claramente o líder e  mentor do grupo, ele que já tinha um passado como militante da esquerda radical antes de fundar a banda.

The Clash foi fundado em 1976 por Joe Strummer (guitarra rtimo, voz), Mick Jones (guitarra solo, voz) e Paul Simonon (baixo, voz), juntando-se à banda o baterista Topper Headon. Joe Strummer era o principal “frontman”, o membro mais influente, principal responsável pelas opções musicais, mas também políticas da banda. Com espectáculos electrizantes, sempre “a rasgar”, passando a mensagem para a rendida plateia. (ver vídeo).clash poster

No início da década de 80 os The Clash era a banda dominante, coleccionando sucessos discográficos e concertos esgotados em todo o Mundo. Mas as relações entre os músicos iam-se tornando mais tensas, sobretudo depois da edição do álbum “Combat Rock” as relações deterioraram-se. O baterista Topper Headon seria despedido por consumo de heroína. A banda, com Pete Howard na bateria, continuou as longas digressões… até que, no dia de embarcarem para novo “tour” nos EUA, Joe Strummer não apareceu e seria mesmo dado como desparecido. Afinal, seria encontrado dias depois a correr a Maratona de Paris. Em 1986 a fantástica aventura dos Clash era dada como terminada.

Joe Strummer iria então continuar a sua carreira por outros caminhos – participando nos Big Audio Dynamite do seu ex-colega Mick Jones, mas sobretudo, criando uma nova banda,    , que editou um aplaudido LP de estreia em 1999. Entretanto, Joe Strummer tinha também participado como actor em vários filmes, nomeadamente em “Mystery Train” do realizador independente norte-americano Jim Jarmusch.

Mas a 22 de Dezembro de 2002 a vida de Joe Strummer seria abruptamente interrompida por uma insuficiência cardíaca, que privou o mundo da música popular de um dos seus mais inspirados criadores.

https://youtu.be/U0xYrppLVQM?list=RDT9I2ss5gF9c

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -