Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Hotel California repleto de êxito

Há 39 anos álbum e canção dos The Eagles dominava os charts

Eagles - Hotel California

Hotel California é uma canções mais populares das últimas décadas, capaz de ultrapassar gerações. Ainda hoje, é habitual cruzarmo-nos na rádio com este tema dos The Eagles. Mas Hotel Califonia é também o título do 5º LP dos The Eagles, o primeiro a ser gravado com Joe Walsh. Um álbum que abriga a grande canção da banda norte-americana, mas que também é um álbum de enorme sucesso, com mais de 16 milhões de cópias vendidas. Faz hoje exactamente 39 anos que o LP “Hotel California” entrava para líder de vendas da Billboard, onde – coisa rara – se manteve durante oito semanas!

A maior parte das pessoas na Europa só rendeu especial atenção aos The Eagles a partir de 1976, por culpa dessa grande canção que é Hotel California, mas a banda que foi formada em Los Angeles, em 1971, por Randy Meisner (baixo), Bernie Leadon (guitarra e voz), Don Henley (bateria) e Glenn Frey (guitarra) lançou em 1972 um LP de estreia,” Eagles”, que foi recebido com aplausos pela crítica e público nos EUA. O segundo álbum – “Desesperado” – de 1973 seria a consagração da banda. Com um som eléctrico, mas também semi-acústico, com um “line-up” rock, mas com uma sonoridade, sobretudo na guitarras e harmonias vocais, a beber na fonte da “folk-music” norte-americana, The Eagles tinha tudo para vencer no enorme mercado norte-americano.

Mas a grande vitória global só iria surgir a 8 de Dezembro de 1976 com a edição do álbum “Hotel California”, o 5º na discografia da banda, mas o primeiro a contar com a presença do guitarrista e cantor Joe Walsh, no lugar de Bernie Leadon. Uma participação decisiva para a criação das novas canções, que para além do grande sucesso do tema que lhe dá título ao LP, contém outras notáveis canções que só por si foram hits, casos de “New Kid In Town” e “Life In The Fast Lane”. “Hotel California” consta da lista dos 200 melhores álbuns de sempre do Rock and Roll Hall of Fame.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -