Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 4, 2022

A mineração é um presente envenenado! Lítio? Não. Obrigado!

Os Verdes entregam 1000 postais ao Ministro do Ambiente: “Não quero o meu futuro minado! A mineração é um presente envenenado! Lítio? Não. Obrigado!”

Publicamos na integra o comunicado do Partido Ecologista Os Verdes:

No âmbito da exploração desenfreada de lítio que o Governo pretende levar adiante, contra a vontade das populações, o Partido Ecologista Os Verdes recolheu nas últimas semanas cerca de 1000 postais, em particular nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, dirigido ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, onde a população afirma que não quer o seu futuro minado – “A mineração é um presente envenenado! Lítio? Não. Obrigado!”

Hoje, dia 29 de dezembro, pelas 12h00 uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes que integra os deputados do PEV à Assembleia da República, Mariana Silva e José Luís Ferreira, irá entregar no Ministério do Ambiente e da Ação Climática (Rua de “O Século”, 51, em Lisboa) estes mil postais como presente para o Sr. Ministro quando se assinalou recentemente 1000 dias da assinatura do contrato de exploração de lítio e minerais associados em Montalegre.

A exploração de lítio a avançar terá impactos muito significativos na qualidade de vida e saúde das populações, com a contaminação dos solos e culturas agrícolas, com a devastação das florestas e na alteração e destruição da paisagem, contaminação dos rios, nascentes, poços e aquíferos subterrâneos, no equilíbrio dos ecossistemas e na redução da biodiversidade.

O Governo pretende lançar um concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio em 8 áreas do Centro e Norte do país, a juntar àquelas onde já foram celebrados contratos de exploração, como é o caso de Montalegre, do Barroso e da Argemela.

O Partido Ecologista Os Verdes

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

A impostora

Titãs cantam: “Comida”

Além Tejo (1)

UNITA desmente MPLA

- Publicidade -