Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 23, 2021

Poupe dinheiro: repare os eletrodomésticos!

O fogão não funciona? A máquina de lavar parou de ligar? O micro-ondas precisa de reparação? O frigorífico parou de congelar?

Apesar de serem bastante comuns, estas situações dificultam a vida de quem depende de aparelhos para criar uma rotina mais prática e simples. E a pior parte é que estes imprevistos financeiros tendem a acontecer naquele mês em que temos as moedas contadas, não é?

Quando isto acontece, coloca-se a questão: vale a pena reparar o aparelho? O primeiro fator que deve ser analisado é a causa da necessidade de reparação. Em alguns casos, os problemas que fazem com que os dispositivos deixem de funcionar são simples e podem ser resolvidos com reparações simples e económicas.

Isto acontece, por exemplo, quando a luz de micro-ondas para de se acender ou quando o tambor da máquina de lavar se acende. Geralmente, problemas simples acontecem quando o equipamento é relativamente novo e apenas uma área do aparelho está defeituosa.

Por outro lado, quando a máquina deixa de funcionar completamente e nenhuma funcionalidade funciona, o problema pode ser mais sério e consequentemente mais caro. Em todo o caso, é essencial considerar o aspeto mais importante: o valor necessário para fixar o aparelho. Para isso, pode fazer algumas pesquisas na internet, procurando o custo médio de uma reparação para o problema que o seu equipamento está a apresentar.

Mas uma opção ainda mais precisa é procurar assistência técnica e fazer um orçamento. O ideal, mesmo, é fazer mais do que uma estimativa de preço, para que possa comparar os valores. Um bom pedido é recorrer à ReparaçãoSegura. A empresa serve em todo o país e resolve o seu problema dentro de 48h, uma vez que pode contar com uma equipa técnica especializada, atualizada com a melhor formação e sempre com a substituição de peças originais. Vá ao reparacaosegura.pt e peça uma visita.

Vale a pena recordar que, na maioria dos casos, a vida útil dos aparelhos é reduzida devido à falta de manutenção e ao uso indevido no dia a dia. Por isso, esteja atento aos cuidados necessários, tais como:

  • Evite colocar peso no aparelho, especialmente em frigoríficos ou micro-ondas. Isto prejudica a estrutura e pode acabar por necessitar de manutenção precoce.
  • Deixe um bom espaço para ventilação. Nunca coloque o aparelho demasiado perto de paredes ou outros objetos. A maioria dos aparelhos necessita de um espaço de ventilação para não sobreaquecer.
  • Efetue uma limpeza periódica nas áreas internas e externas dos seus aparelhos, seguindo sempre as instruções do manual.
  • Esteja ciente que não deve ser usado nos seus eletrodomésticos. A colocação de objetos metálicos no micro-ondas ou produtos corrosivos na máquina de lavar roupa, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento ou danificar permanentemente o equipamento.
  • Em vez de descartar o manual com a caixa, ou lê-lo apenas quando o novo electrodoméstico chegar, guarde o guia e consulte-o sempre que tiver dúvidas sobre a utilização do seu aparelho. Simplesmente ler este material pode ajudá-lo a usar o dispositivo da maneira certa e cuidar bem dele.
  • E, por fim, conte sempre com a ReparaçãoSegura se precisar de realizar uma manutenção preventiva!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -