Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Fevereiro 25, 2024

Prémio revelação para jovem cineasta portuguesa

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista
4242
“4242” – Junior Award, no Festival Internacional de Cinema Near Nazareth (NNF)

Um prémio revelação para a jovem cineasta portuguesa Sara Eustáquio, de 16 anos, e a actriz romena Cristina Caldararu, de 18. Ambas são alunas de artes na Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras.

“4242” é a primeira curta-metragem ficcional de Sara Eustáquio, um projecto independente rodado em Torres Vedras, Óbidos, Peniche e Lisboa. O filme encontra-se inscrito em diversos festivais internacionais e tem estado a merecer críticas muito positivas em vários países.

4242-cartazNa Irlanda, o Worthwhile Journal refere-se à curta-metragem como “uma obra notável”.

Na Escócia, o TMFF sublinha que se trata de “um filme original com influências experimentais poderosas”.

Na Roménia, o Bucharest ShortCut CineFest observa que “é difícil não ficar impressionado com o que esta realizadora de 16 anos conseguiu alcançar através deste filme, revelando um grau de maturidade e refinamento que muitas vezes não se vê em cineastas mais experientes”.

Escreve ainda o Bucharest ShortCut CineFest que “é um filme muito sensível que denota conhecimento profundo de uma questão que afecta um número crescente de adolescentes. Sara Eustáquio capturou perfeitamente os sentimentos contraditórios que enchem o abismo entre dois mundos diferentes: o antigo, onde tudo era familiar, e o novo, onde o medo do desconhecido anula qualquer perspectiva para o futuro”.

O filme retrata os sentimentos contraditórios de uma adolescente que chega a um novo país como emigrante, longe da família e dos amigos, e onde tem de lidar com uma mudança que acaba por ser muito mais difícil do que ela pensava. Uma metáfora sobre a solidão e as angústias dos adolescentes na transição para a vida adulta.

“4242” Trailer

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -