Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Agosto 15, 2022

“Presidente Sanders” poderia ser um filme de Woody Allen?

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

Há algumas horas atrás o candidato presidencial democrata dos EUA, Bernie Sanders, ironizou a recente e bombástica declaração de Donald Trump que “se considera com uma capacidade natural” de entender o corona vírus.

Durante a discussão transmitida pela Fox News, Sanders disse “ele não tem nenhuma capacidade natural” e disse que os cidadãos dos EUA não deveriam depender de folhetos de bilionários para resistir à crise.

Está na hora de termos o socialismo democrático para as famílias trabalhadoras, não apenas para os bilionários de Wall Street.

É uma das famosas frases de Bernie Sanders. Outra é: Eu acho que muitas pessoas, quando ouvem a palavra ‘socialista’, ficam muito, muito nervosas. Poderia ser uma frase de um outro judeu intelectual, o realizador Woody Allen.

Bernie Sanders defende os seus pontos de vista socialistas explicando que:

precisamos de liderança neste país, que melhore a vida das famílias trabalhadoras, das crianças, dos idosos, dos doentes e dos pobres. Precisamos de liderança que una as pessoas e nos torne mais fortes.

Woody Allen, nascido e criado na cidade de Nova York, num lar judeu, tem sentimentos contraditórios. O cineasta acredita que a sua família judia e sua religião  incutiram nele o amor ao estudo, à arte, à música e à cultura, mas não tem muito respeito pela sua educação religiosa em geral, dizendo:

Eu fui criado num meio familiar religioso. Uma religião forçada irracional que me afastou desse meio. Foi uma coisa “educação”triste, desagradável, estúpida e bárbara quando eu era criança e nunca superei esse sentimento.

Woody Allen tende mais para o lado democrata / liberal das coisas, mas acha que a política é ridícula.

Bernie Sanders acha que a política é séria.

Ambos nasceram no Brooklyn, Nova York.

Também o Reverendo Martin Luther King Jr. era socialista, segundo muitos historiadores. DuBois era socialista, assim como os líderes dos direitos civis A. Philip Randolph e Bayard Rustin. O filósofo negro mais conhecido e divulgado hoje em dia, Cornel West, é um socialista e apoiante de Sanders. Artistas de hip-hop, como o rapper “Killer Mike” e Chuck D do Public Enemy, também são grandes apoiantes de Sanders.

Há uma longa tradição de socialismo e liderança política radical na comunidade negra americana, pouco conhecida na Europa. Muitos dos líderes mais respeitados da América negra eram socialistas.

Não é possível ter capitalismo sem racismo“, afirmou Malcolm X.

Bernie Sanders foi membro da Liga Socialista dos Jovens, na Universidade, grupo ligado ao Partido Socialista da América, (fundado em 1907), e organizou protestos e movimentos de ativistas para a defesa dos direitos civis do Congresso da Igualdade Racial e do Comité Coordenador Estudantil Não-Violento.

O Partido das Famílias Trabalhadoras (Working Families Party) declarou o seu apoio ao senador Bernie Sanders para a indicação presidencial democrata na segunda-feira. O anúncio ocorre menos de uma semana depois de a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts, a quem o dito PMA tinha apoiado em setembro, desistir da corrida presidencial. A senadora teve um mau desempenho na Super Terça-feira e em outros primeiros estados primários.

O Working Families Party (WFP)é um partido político menor nos Estados Unidos, fundado em Nova York em 1998. Existem núcleos ativos em Nova York, Connecticut, Oregon, Nova Jersey, Maryland, Washington DC, Pensilvânia, Wisconsin, Rhode Island, Nevada, West Virginia, Novo México, Ohio, Texas e Illinois.

O diretor nacional do Partido das Famílias Trabalhadoras, Maurice Mitchell, disse ao The Intercept que o grupo pretendia que Sanders explicasse e tornasse claro aos apoiantes de Elizabeth Warren que há uma significativa divisão ideológica e política entre os dois atuais candidatos democratas. Comparando com o ex-vice-presidente Joe Biden, Mitchell disse que Sanders é a pessoa mais adequada para realizar a mudança com a qual muitas pessoas na campanha de Warren estavam comprometidas.

Também o Nation noticia que o grupo trabalhista de esquerda, que apoiou Elizabeth Warren no outono passado, agora apoia Bernie Sanders para “fazer o trabalho como candidato democrata”.

Ou seja, o diretor Maurice Mitchell disse ao The Nation na manhã de segunda-feira. “Adorávamos quando Bernie Sanders e Elizabeth Warren estavam no palco juntos em debates formando uma equipa unida.Agora que ela saiu e ele entrou, está claro para nós que, para concluir o trabalho, para vencer, precisamos nos unir atrás de Bernie. ”

Quando o WFP apoiou Warren no outono, realizou um voto de escolha do comité nacional e dos eleitores online. Mitchell disse que ficou claro desde o início que havia um forte apoio dentro do grupo para Warren e Sanders. “Muitos apoiantes fortes de Bernie também o eram de Elizabeth Warren e vice-versa”, disse Mitchell.

“Agora que Elizabeth Warren terminou sua campanha, queremos explicar a todos que sãoapoiantes da mudança de Elizabeth Warren, que há uma diferença muito clara entre Joe Biden e Bernie. E Bernie é claramente a pessoa que acredita num Green New Deal, no Medicare for All, e recentemente estabeleceu o seu próprio plano universal de assistência à infância ”, afirmou.

O WFP contactará todos os apoiantes da Senadora Warren para garantir apoio a bernie Sanders. Warren para ajudar a garantir que Sanders seja o indicado, disse Mitchell.

Muitos dos candidatos democratas que desistiram deram o seu apoio a Joe Biden :

o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, a senadora do Minnesota Amy Klobuchar, o ex-representante Beto O’Rourke, a senadora da Califórnia Kamala Harris e, mais recentemente, Cory Booker, senador de Nova Jersey o que faz com que o apoio a Bernie Sanders pela Senadora Warren seja ainda mais significativo.

O Comité de Campanha de Mudança Progressiva, com mais de 1 milhão de apoiantes, é um outro grupo progressista que há muito tempo é aliado de Warren e a apoiou em fevereiro de 2019, e enviou agora um e-mail no fim de semana a membros no Michigan pedindo que eles “votassem estrategicamente” em Sanders. O grupo não tinha apoiado ninguém desde que Warren encerrou sua campanha.

“Ainda estamos de coração partido por Elizabeth Warren não estar mais concorrendo à presidência”, disseram. “Se a sua principal prioridade é derrotar Trump, e você deseja garantir que os dois candidatos democratas restantes sejam testados para que saibamos qual o candidato que se pode distanciar, vote em Bernie Sanders na terça-feira para parar o final prematuro das eleições primárias“.

O Comité de Campanha de Mudança Progressiva tem por objetivo a construção de poder progressivo por meio de campanhas que advoguem e apoiem “grandes ideias” e campanhas com candidatos “progressistas ousados” para o cargo cargo.

Bernie Sanders disse uma vez sobre o Partido das Famílias Trabalhadoras, que apoiou anteriormente a sua campanha para a presidência em 2016, que “é a coisa mais próxima de um partido político que acredita na minha visão do socialismo democrático. O PAM compartilha minha visão de uma sociedade e uma economia que funcionam para todos, não apenas para os ricos e bem conectados. ”

No entanto, enquanto que a corrida presidencial democrata para 2020 progride, a organização da esquerda trabalhista que defende uma política democrática progressiva com “um partido popular e multirracial dos trabalhadores” em Nova York e em uma dúzia de outros estados em todo o país não apoiou Sanders. Em setembro passado tinham apoiado a senadora Warren, argumentando que seus membros e aliados gostavam de Sanders, mas viam Warren como a perspetiva progressista mais forte.

Será que ainda poderemos ver o filme “O Presidente Sanders” realizado por Woody Allen?

O Presidente Sanders de Woody Allen, Ilustração de Beatriz Lamas Oliveira


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -