Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Prisão de jornalista iraniana nos EUA viola liberdade de imprensa

Em comunicado divulgado na quarta-feira (16), a União de Rádios e TVs Islâmicas condenou o “tratamento discriminatório e o assédio” a que foi submetida Marzie Hashemi, apresentadora de TV e documentarista da rede de notícias iraniana em Inglês Press TV, desde que foi presa no último domingo (13) nos Estados Unidos.

Hashemi, nascida nos Estados Unidos, foi detida sem acusação na chegada ao Aeroporto Internacional de Saint Louis-Lambert, na cidade de Saint Louis (Estado do Missouri). A jornalista, que viveu vários anos no Irão e se converteu ao islamismo, viajou para os Estados Unidos para visitar seu irmão doente e outros parentes.

No comunicado, a União de Rádios e TVs Islâmicas denunciou a prisão da jornalista, destacando que isto “viola a liberdade de imprensa” e culpou as autoridades dos EUA pelas consequências desse comportamento “discriminatório”.

O sindicato exigiu que os EUA liberassem imediatamente a jornalista e que respeitem seus direitos humanos e profissionais.

O sindicato pediu que os meios de comunicação e organizações internacionais expressem sua solidariedade com a jornalista.

O ministro iraniano do Exterior, Mohammad Javad Zarif, disse que foi um “jogo político inaceitável” a prisão da jornalista e ressaltou que a medida viola a liberdade de expressão.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 (com Hispan TV)/ Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -