Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Projecto de arte pública une Torres Vedras e Alenquer

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

O troço da Estrada Nacional 9 entre Torres Vedras e Alenquer acolhe, até ao final do ano, o circuito de arte “10.10.10. Arte entre cidades”. A exposição é um dos projectos inseridos no programa da “Cidade Europeia do Vinho 2018 Torres Vedras e Alenquer”.

Composta por seis obras de arte contemporânea de carácter efémero, a exposição da responsabilidade da curadora Gabriela Raposo conta com a participação de seis artistas convidados: Teresa Henriques, Os Espacialistas, Ayelen Peressini, Ramiro Guerreiro, António Bolota e Inês Teles.

Ferro, terra, argila e madeira são alguns dos materiais usados para dar vida às obras que reflectem sobre a herança vinícola destes dois municípios. De uma forma muito individual, criativa e única cada artista conseguiu pegar nesse elemento que é o vinho e dar-lhe a sua interpretação”.

A mostra que se apresenta, segundo a curadora, como um “passeio territorial pontuado pelo olhar destes artistas”, sugere o diálogo entre a arte e a arquitectura através da implantação de obras em vários locais associados ao vinho e ao património cultural deste território.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, inaugurou a exposição realçando a importância de unir o vinho à arte de forma a promover a região e o enoturismo. O autarca relembrou que todo o trabalho desenvolvido enquanto “Cidade Europeia do Vinho” tem como objectivo projectar os produtores de Torres Vedras e de Alenquer.

Deixar uma marca no território é para o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, o principal objectivo desta associação entre o vinho e a arte. O edil vê neste projecto o reflexo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos dois municípios.

Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -