Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Psicologia nas Escolas com novo espaço em Torres Vedras

Joaquim Ribeiro
Jornalista

A valência “Psicologia nas Escolas”, da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, em Torres Vedras, mudou de instalações.

O novo espaço está localizado na sede da antiga Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo e São Miguel.

O serviço já existe há vários anos, no Espaço Juntar, conforme sublinhou Francisco Martins, presidente da Junta, mas agora foi transferido para o novo local, em melhores condições, sendo reaproveitado o edifício da antiga Junta de Santa Maria, que deixou de cumprir essa função desde que em 2005 foi criada uma nova sede.

O presidente da Câmara associou-se à inauguração e destacou o facto de ser mais um serviço público localizado no centro histórico da cidade.

O objectivo é sempre servir a nossa comunidade”.

O psicólogo Ângelo Teodoro, responsável pelo pelouro do espaço “Psicologia nas Escolas” no executivo da Junta, explicou que aquela valência dedica-se ao acompanhamento de crianças sinalizadas nas escolas e que precisam de apoio psicológico.

Rita Silva, Filipa Guerra e Margarida Rodrigues são as três psicólogas que trabalham naquele gabinete e que apoiam os alunos de todas as escolas do primeiro ciclo da área da freguesia. São cerca de 50 as crianças apoiadas, com dificuldades de aprendizagem ou problemas ao nível emocional. Cada caso é um caso e passa pela devida avaliação e respectivo acompanhamento.

O critério para o apoio passa em primeiro lugar por famílias carenciadas, que não têm capacidade financeira para o recurso a uma clínica privada de psicologia. As crianças são sinalizadas pelos professores ou pelas próprias famílias. A equipa de psicólogas, para além de fazer esse acompanhamento semanal nas escolas, ajuda os alunos e as famílias ou remete os casos para outros especialistas se for o caso.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -