Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Quadro de Josefa de Óbidos regressa a Portugal

Josefa De Obidos
Um emigrante luso, radicado há vários anos em Paris e em representação do Museu da Misericórdia do Porto, adquiriu na noite de Quinta-feira uma pintura de Josefa de Óbidos num leilão da Sotheby’s, por 250 mil dólares (cerca de 228 mil euros).

De acordo com o jornal Público, Filipe Mendes, galerista português radicado em Paris há vários anos, conseguiu adquirir a pintura “A Sagrada Família Com São João Baptista, Santa Isabel e Anjos”, datada de 1678 e atribuída à artista portuguesa que é considerada a grande impulsionadora do movimento barroco da pintura em Portugal. O galerista, que o ano passado adquiriu outro quadro de Josefa de Óbidos, afirmou que ”o provedor da Santa Casa foi o único que teve essa coragem, que respondeu aos meus pedidos para que o quadro fosse para Portugal. Escrevi a vários directores , escrevi ao Ministério e houve poucas respostas ou respostas negativas. Portugal tem dificuldades económicas. Ele foi o único sensível para a necessidade de defender o património português”, enfatizou este apaixonado pela obra da pintora ao Público.

A outra obra adquirida pelo emigrante, “Maria Madalena Confortada Pelos Anjos”, teve o custo de 269 mil dólares (238 mil euros) e vai entrar, “em princípios de Março”, no Museu do Louvre. Este emigrante tem uma galeria de arte antiga na capital francesa e sonha abrir uma sala de pintura portuguesa no Louvre, “o maior museu do mundo”, nas palavras do próprio. Deseja ainda mobilizar a diáspora para a divulgação da arte feita em Portugal e planeia criar uma associação “para a valorização da arte portuguesa no mundo”, por forma a restaurar e divulgar obras que estejam fora de Portugal.

Filipe Mendes, que estudou História de Arte e Direito, emigrou para França aos 14 anos; actualmente, com 39, este apreciador da obra de Josefa de Óbidos aposta também numa exposição sobre pintura portuguesa nas colecções públicas francesas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -