Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Qual o estado nutricional dos idosos portugueses?

idosos

É esta a pergunta que a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) pretende responder através de um estudo pioneiro em Portugal. No total, 1500 pessoas com mais de 65 anos, residentes no Continente e Regiões Autónomas, serão avaliadas por nutricionistas no âmbito do Projecto Nutrition UP 65.

O estudo tem como objectivos reduzir as desigualdades nutricionais na população idosa portuguesa, melhorando o conhecimento sobre o assunto e dotando os profissionais de saúde com conhecimentos e ferramentas que lhes permitam uma abordagem mais qualificada aos problemas de saúde específicos desta parte da população.

Ao mesmo tempo, irá permitir conhecer melhor o verdadeiro estado nutricional e de saúde desta faixa etária da população. Segundo Teresa Amaral, coordenadora do projecto, “a necessidade deste estudo vem do facto de não existirem dados consistentes sobre o estado nutricional das pessoas idosas em Portugal que permitam conhecer a realidade”.

“É urgente aumentar o nosso conhecimento sobre o estado nutricional das pessoas idosas e, ao mesmo tempo, usar esse conhecimento para formar profissionais de saúde mais capazes de enfrentar o desafio colocado pelo envelhecimento da população”, acrescenta a coordenadora.

A recolha de dados, que inclui entrevistas, medições antropométricas (peso, estatura, etc) e pedido de análises clínicas, já arrancou em Dezembro e irá estender-se ao longo de mais dois meses.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -