Camponesas no trabalho árduo dos restos da colheita, o mais duro e pouco reconhecido no âmbito das tarefas rurais.A aplicação da luz pode ser algo dramatizada tendo em vista que o posicionamento das trabalhadoras indicia um esforço grande, patenteado na camponesa da esquerda que leva a sua mão (esquerda) às costas certamente doridas. Trazidas para a frente da composição é acentuada a diferença da outra tonalidade compositiva que as rodeia.
Nota da Edição
Jean François Millet (1814-1875)
As suas primeiras aulas de pintura foram em 1834, tendo por professores Paul Dumouchel, Jérome Langlois e Chevreville, em Cherbourg.
Em 1838, mudou-se para Paris, onde se dedicou ao estudo dos grandes mestres do Louvre, sendo Giorgione, Michelangelo e Poussin os principais. Começou a ganhar dinheiro pintando quadros no estilo rococó.
Em 1840, Millet consegue apresentar-se pela primeira vez no Salão de Paris, onde conhece Théodore Rousseau e Constant Troyon, que o influenciaram. Muda-se para o campo, indo para o povoado de Barbizon. Foi aí que pintou muitas de suas célebres obras de camponeses e trabalhadores rurais, ficando conhecido como um dos precursores do Realismo.