Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Retrato de Diego Villamayor, Juan Pantoja de la Cruz

Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Retrato de Diego Villamayor”, de Juan Pantoja de la Cruz. Pantoja de la Cruz foi um pintor espanhol, um dos melhores representantes da escola espanhola do Renascimento.

Pintor da corte de Filipe II e de Filipe III de Espanha, pintou este jovem nobre dando-nos a ideia de parece ter a cabeça apoiada no colarinho volumoso e engomado, aliás, com a mesma perícia dos punhos das suas mangas. Ostenta uma magnífica armadura real de gala e olha-nos francamente ciente da sua alta linhagem.

Informação adicional

 

Artista: Juan Pantoja de la Cruz 
Material: Lona
Criação: 1605

Juan Pantoja de La Cruz 1553-1608

Nasceu em Valladolid, no ano 1553, foi aluno de Alonso Sánchez Coello.

Juan Pantoja da Cruz foi um pintor espanhol maneirista que se especializou na pintura de retratos da corte real. As suas pinturas são consideradas alguns dos melhores exemplos da altura do período maneirista.

Representou a família real e os membros da aristocracia, mostrando especial interesse em descrever as técnicas detalhadas e precisas das personagens. Também pintou temas religiosos.

O Museu do Prado contém belos exemplos de seu estilo.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -