“Retrato de Diego Villamayor”, de Juan Pantoja de la Cruz. Pantoja de la Cruz foi um pintor espanhol, um dos melhores representantes da escola espanhola do Renascimento.
Pintor da corte de Filipe II e de Filipe III de Espanha, pintou este jovem nobre dando-nos a ideia de parece ter a cabeça apoiada no colarinho volumoso e engomado, aliás, com a mesma perícia dos punhos das suas mangas. Ostenta uma magnífica armadura real de gala e olha-nos francamente ciente da sua alta linhagem.
Informação adicional
Artista: Juan Pantoja de la Cruz
Material: Lona
Criação: 1605
Juan Pantoja de La Cruz 1553-1608
Nasceu em Valladolid, no ano 1553, foi aluno de Alonso Sánchez Coello.
Juan Pantoja da Cruz foi um pintor espanhol maneirista que se especializou na pintura de retratos da corte real. As suas pinturas são consideradas alguns dos melhores exemplos da altura do período maneirista.
Representou a família real e os membros da aristocracia, mostrando especial interesse em descrever as técnicas detalhadas e precisas das personagens. Também pintou temas religiosos.
O Museu do Prado contém belos exemplos de seu estilo.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.