Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Agosto 14, 2022

Retrato de Negro, Theodore Géricault

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Retrato de Negro”, de Theodore Géricault. Pintor francês, reconhecidamente um dos nomes mais expressivos do Romantismo francês.

Morreu muito novo este pintor talentoso, sem tempo para consolidar um estilo coerente, mas mesmo assim, reconhecidamente um dos nomes mais expressivos do Romantismo francês.

Oriundo da burguesia endinheirada, manifestará um interesse genuíno pela solidariedade, que o há-de levar à preocupação social, de que dá mostra este retrato de condenação do tráfego negreiro. Não são as questões étnicas que o excitam, é, antes, um pintor humanista que expressa através do pincel um olhar nostálgico de uma vida que não chega à liberdade.

Théodore Géricault 1791-1824

Após ter terminado os estudos, teve aulas com o pintor Vernet. Anos mais tarde trabalhou no atelier de Pierre-Narcisse Guérin, juntamente com Delacroix.

Os seus primeiros trabalhos ligavam-se à representação de temas militares, relacionados com as campanhas de Napoleão.

A doença, a loucura e o desespero passaram a ser uma constante nos seus quadros. O efeito do claro-escuro, que o pintor tanto admirava em Caravaggio, inspiraram-no a criar ambientes patéticos e de intenso sofrimento.

Para além de pintura, este artista realizou algumas esculturas de pequena dimensão em bronze, assim como inúmeros desenhos, gravuras e várias séries de litografias.

Théodore Géricault morreu jovem, em Paris, em 1824.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anteriorStreet art em Sampa
Próximo artigoStreet art em Sampa
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -