“Retrato de uma Mulher Jovem”, de Antonio Pisanello. Foi um dos mais importantes pintores do começo da Renascença Italiana.
Importante pintor do Gótico Internacional, manifesta grande delicadeza e elegância e é um observador atento da natureza. Realizado em 1433, pensa-se que é o retrato de Margarida Gonzaga, senhora de Mântua. A forma do penteado da retratada é marca de elevada estirpe social, a testa bem larga, por vezes até rapada deveria sobressair uma certa altivez senhorial.
Atente-se os belos cravos e mariposas tão do gosto do artista, que vinculam bem o adorno escolhido para melhor composição da retratada deste destacado primeiro Renascimento.
Informação adicional
Artista: Antonio Pisanello
Título: Portrait of a Princess
Criação: 1449
Local: Museu do Louvre, Paris, França
Material: Têmpera
Dimensões: 43 cm x 30 cm
Nota da Edição
Antonio Pisanello 1395-1455
Antonio Pisanello foi um dos mais importantes pintores do começo da Renascença Italiana e do Quatrocento. Foi comparado a figuras como Cimabue, Fídias e Praxíteles.
É conhecido pelos seus afrescos resplandescentes em grandes murais, retratos elegantes, pequenas pinturas e desenhos brilhantes. É também o mais importante confeccionador de medalhas com retratos comemorativos da primeira metade do século XV.
Foi empregado pelo Doge de Veneza, o Papa no Vaticano e pelas cortes de Verona, Ferrara, Mântua, Milão, Rimini e pelo Rei de Nápoles. Também era reconhecidos pela Família Gonzaga e pela Família Este. Muitas de suas obras foram erroneamente atribuídas a outros artistas, como Piero della Francesca, Albrecht Dürer e Leonardo da Vinci.
Os seus trabalhos como pintor ainda existem em Roma, Veneza, Verona, Pistoia e Londres. Outros desenhos podem ser encontrados na Biblioteca Ambrosiana, em Milão, na Itália e no Louvre, em Paris.
Imagem: Retrato de Leonello d’Este – Wikipédia